SóProvas


ID
4853863
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre hanseníase, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Posteriormente assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


◻ Doença crônica, infectocontagiosa, causada por um bacilo capaz de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), embora poucos adoeçam (baixa patogenicidade). Essas propriedades não ocorrem em função apenas das características intrínsecas do agente etiológico, mas dependem, sobretudo, da relação com o hospedeiro e o grau de endemicidade do meio, entre outros aspectos.

◻ Seu agente etiológico é o Mycobacterium leprae, um parasita intracelular bacilo álcool-ácido resistente. É a única espécie de micobactéria que infecta nervos periféricos, especificamente as células de Schwann. Este bacilo não cresce em meios de cultura artificiais, ou seja, não é cultivável in vitro.

◻ O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do M. leprae.

◻ O período de incubação da hanseníase dura em média de 1 a 2 anos, não obstante haja referências a períodos mais curtos, de 3 meses, como também mais longos, de 4 anos.

Alternativas
Comentários
  • Período de incubação de 2 a 7 anos

  • PERÍODO DE INCUBAÇÃO DE 2 A 7 ANOS PODENDO DURAR CHEGAR A 10 ANOS

  • A imunogenicidade é a capacidade de uma substância estranha, como um antígeno, de provocar uma resposta imune no corpo de um ser humano ou de outro animal.

  • Hanseníase tuberculóide (paucibacilar)

    É a forma da doença em que o sistema imune da pessoa consegue destruir os bacilos espontaneamente. Assim como na hanseníase indeterminada, a doença também pode acometer crianças (o que não descarta a possibilidade de se encontrar adultos doentes), tem um tempo de incubação de cerca de cinco anos, e pode se manifestar até em crianças de colo, onde a lesão de pele é um nódulo totalmente anestésico na face outronco (hanseníase nodular da infância).

    Hanseníase dimorfa (multibacilar)

    Comprometimento assimétrico de nervos periféricos, as vezes visíveis ao exame clínico, cujos respectivos locais e técnicas de palpação, funções e consequências do dano estão descritos no Quadro 1 no item 4.1. É a forma mais comum de apresentação da doença (mais de 70% dos casos). Ocorre, normalmente, após um longo período de incubação (cerca

    de 10 anos ou mais), devido à lenta multiplicação do bacilo (que ocorre a cada 14 dias, em média).