SóProvas


ID
4853908
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cervicite mucopurulenta ou endocervicite é a inflamação da mucosa endocervical (epitélio colunar do colo uterino). Os agentes etiológicos mais frequentes são C. trachomatis e N. gonorrhoeae. (Ministério da Saúde, 2015).


Sobre esta infecção sexualmente transmissível (IST), analise os itens abaixo:

I - As cervicites são frequentemente assintomáticas (em torno de 70% a 80%). Nos casos sintomáticos, as principais queixas são corrimento vaginal, sangramento intermenstrual, dispareunia e disúria.

II - A oftalmia neonatal, definida como conjuntivite purulenta do RN, ocorre até o 6º mês de vida e pode levar à cegueira, especialmente, quando causada pela N. gonohrroeae. Por isso a doença deve ser tratada imediatamente, para prevenir dano ocular.

III - A infecção por clamídia durante a gravidez poderá estar relacionada a partos pré-termo, ruptura prematura de membrana e endometrite puerperal, além de conjuntivite e pneumonia do RN. A conjuntivite por clamídia é bem mais severa e seu período de incubação varia de cinco a 14 dias.


Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A oftalmia neonatal, definida como conjuntivite purulenta do RN, ocorre até o 6º mês de vida e pode levar à cegueira, especialmente, quando causada pela N. gonohrroeae. Por isso a doença deve ser tratada imediatamente, para prevenir dano ocular. (Ocorre na primeira semana de vida)

    IA infecção por clamídia durante a gravidez poderá estar relacionada a partos pré-termo, ruptura prematura de membrana e endometrite puerperal, além de conjuntivite e pneumonia do RN. A conjuntivite por clamídia é bem mais severa e seu período de incubação varia de cinco a 14 dias. (Clamídia é a causa mais comum de oftalmia, mas o dano causado pela N. gonohrroeae.é maior, haja vista quer ela é a principal causa de cegueira no período nenonatal).

    Fonte:Fundamentos de enfermagem pediátrica (WONG), página 564.