SóProvas


ID
485566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Na montagem do circuito elétrico referente a um experimento de
laboratório, deve-se utilizar dispositivo de proteção que pode ser
escolhido entre fusível e disjuntor. Um usuário optou por usar
somente fusíveis. Com relação a essa situação, julgue os
próximos itens.

Suponha que um dos circuitos montados por um usuário é o de circuitos de comando de motores. Neste tipo de circuito, ele não poderá usar fusível do tipo diazed.

Alternativas
Comentários
  • Fusíveis Diazed são fusíveis de potência.
  • A assertiva está errada, pois os fusíveis diazed podem ser tanto de ação rápida quanto de ação retardada. Logo, em circuitos que possuam motores, ou seja, existe a presença de picos de corrente, pode-se utilizar tanto fusíveis diazed de ação retardada quanto fusíveis NH, cujos são sempre de ação retardada.
    Além disso, a assertiva estaria correta somente se ela especifica-se que o fusível diazed fosse de ação rápida, pois no caso de instalação deste último, as partidas dos motores sempre - considerando grandes picos de corrente - ocasionariam queima do fusível diazed de ação rápida.
  • Existem fusíveis destinados apenas à proteção contra curto-circuito (deve haver outro dispositivo junto - como relé térmico - para proteção contra sobrecarga), e fusíveis destinados à proteção contra curto-circuito e sobrecarga.
    Os fusíveis para apenas curto-circuito são identificados pela letra minúscula "a", e os fusíveis para sobrecarga e curto, mais comuns, pela letra minúscula "g"
    Há uma segunda letra, maiúscula, que identifica a aplicação dos fusíveis: "L" = "G" para geral (chamados de fusíveis retardados), M para motores e "R" para semicondutores (chamados de ultra-rápidos). Na real acaba-se usando o L/G para motores. Na prática, esse fusível (gG/gL) acaba não protegendo muito um motor contra sobrecarga, porque o dimensionamento do fusível considera a alta corrente de partida do motor, e torna meio inviável uma proteção eficaz também para sobrecarga, então não se deve dispensar o relé bimetálico (ou térmico) ou algum outro dispositivo (disjuntor) que proteja contra sobrecarga.
    Há tanto fusíveis D (diazed) quanto NH dos tipos retardados ou ultra-rápidos, sendo que os mais comuns são os retardados. Os fusíveis D são utilizados para correntes da ordem de alguns ampères a poucas dezenas de ampères, e os fusíveis tipo NH vão de uns quantos ampéres a várias centenas de ampères (ou até 1000 e pouco). Esses fusíveis são bastante utilizados na proteção de motores.