SóProvas


ID
485569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Na montagem do circuito elétrico referente a um experimento de
laboratório, deve-se utilizar dispositivo de proteção que pode ser
escolhido entre fusível e disjuntor. Um usuário optou por usar
somente fusíveis. Com relação a essa situação, julgue os
próximos itens.

Caso o experimento fosse para simular os esquemas de proteção em um quadro geral de uma instalação elétrica, o fusível poderia desempenhar a mesma função de um disjuntor DR. Possivelmente, neste caso, a preferência pela escolha do fusível tenha sido em razão do preço reduzido, embora quando este queime, tenha que ser substituído.

Alternativas
Comentários
  • O DR recebe seu nome por medir correntes residuais. Em um sistema funcionando corretamente não haverá fuga de corrente, e toda a corrente circulará pelos condutores das fases e do neutro. Se medirmos toda a corrente que passa pelas fases e pelo neutro sua soma vetorial será zero. Isto significa que se medirmos um laço magnético em torno das fases e do neutro, o fluxo resultante deverá ser zero. Qualquer coisa diferente disto significa que houve circulação de corrente por algum outro caminho.

    Usando este princípio, o DR é capaz de detectar com precisão pequenas fugas de corrente, da ordem de mA, para atuar um disjuntor e proteger uma pessoa de descarga elétrica, por exemplo. Ao mesmo tempo, não atuará indevidamente por maior que seja a corrente que circula nos condutores enlaçados.

    Um fusível, por outro lado, não poderia ser empregado na deteção de correntes de fuga, além de ter atuação mais lenta.
     

  • Já dizia o meu avô: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.