SóProvas


ID
4855891
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos meados do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, conciliar fórmulas usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com a experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. A partir de então, havia se rompido definitivamente com as tradicionais restrições à fixação de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes.
(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)

O trecho acima aponta um primeiro motivo para o incentivo à imigração: a substituição do trabalho escravo. Outros motivos pertinentes para se estimular a migração foram:

Alternativas
Comentários
  • Foram sistemas usados para os trabalhos dos imigrantes europeus no Brasil. 

    Parceria: Período de 1847-1860; 

    Os fazendeiros cediam um pedaço de terras aos imigrantes, dentro de suas glebas, para que eles cultivassem alimentos; 

    Os imigrantes deveriam dividir os lucros com a venda do café e também com a venda dos alimentos; 

    Os fazendeiros transferiram todas as despesas para a obtenção do trabalho imigrante para os próprios trabalhadores; Os imigrantes não podiam deixar as fazendas antes de pagar todas as dívidas pendentes. 

    OBS: Esses imigrantes viviam em uma "quase" escravidão, já que não conseguiam pagar as dívidas aos fazendeiros.

    Colonato: Foi um sistema misto de remuneração: podia ser por tarefa e por produção. O colono passa a receber um pequeno salário anual para cuidar de um certo número de pés de café e no final da colheita, o colono recebia um outro salário. Além do salário, o imigrante tinha a sua disposição terras, onde cultivavam alimentos para si.

  • gabarito letra C

    Clareamento racial, branqueamento racial ou simplesmente branqueamento, é uma ideologia que era amplamente aceita no Brasil entre 1889 e 1914, como a "solução" para o excesso de negros. Simpatizantes da ideologia de Branqueamento acreditavam que a raça negra iria avançar culturalmente e geneticamente, ou até mesmo desaparecer totalmente, dentro de várias gerações de miscigenação entre brancos e negros. Esta ideologia ganhou o apoio da ideologia do racismo cientifico e foi um ato Darwinismo social, no qual foi aplicada a teoria de Darwin da seleção natural a uma sociedade ou a sua raça. Combinando essas duas ideias, o branco da elite da época acreditaram que o sangue ''branco" seria superior e inevitavelmente iria "clarear" as demais raças. (WIKI)

    bons estudos

  • a questão demográfica, reconhecendo-se a necessidade de povoamento do país, e o branqueamento da população que, à época, era composta majoritariamente por negros e indígenas.

    GABARITO - C

  • AVANTE PMPR!