SóProvas


ID
4856365
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A febre de Chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), um Alphavirus transmitido por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Ae. aegypti e o Ae. albopictus os principais vetores. Sobre essa doença, considere as afirmações abaixo.

I Os sinais e os sintomas são clinicamente parecidos com os da dengue – febre de início agudo, dores articulares e musculares, cefaleia, náusea, fadiga e exantema. A principal manifestação clínica que as diferencia são as fortes dores nas articulações.
II A febre pode ser contínua, intermitente ou bifásica, porém, a queda de temperatura não está associada à piora dos sintomas como na dengue.
III Embora o Chikungunya não seja uma doença de alta letalidade, tem caráter epidêmico com elevada taxa de morbidade associada à artralgia. No entanto, seus sinais e sintomas são autolimitados e não há histórico de persistência além do período de agudização da doença.
IV A transmissão ocorre exclusivamente pela picada de fêmeas dos mosquitos vetores infectados pelo CHIKV. Não há relatos de transmissão vertical, portanto, não provoca infecção neonatal.

Estão corretas as informações

Alternativas
Comentários
  • A transmissão através da picada de mosquito é responsável por praticamente todos os casos de febre chicungunha. Porém, há outras formas possíveis de se contaminar com o CHIKV. Uma delas é a chamada transmissão vertical, que ocorre da mãe para o bebê durante o parto. Até onde sabemos, o vírus Chikungunya não causa má-formações no feto, pois, aparentemente, a transmissão não ocorre dentro útero, mas sim no momento do parto, seja ele natural ou por cesariana.

    Os recém-nascidos contaminados costumam desenvolver a doença entre 3 a 7 dias, e o quadro clínico costuma ser bem mais grave que nos adultos. Não há evidências de que o CHIKV possa ser transmitido pelo aleitamento materno.

    Fonte: https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/febre-chikungunya/

  • A via de transmissao é vertical tb. Não está errada?
  • Acho que o Gabarito está errado pois a II está certa.

  • Acho que seria a letra C

  • o correto é letra C. se pedisse as alternativas incorretas, de fato seria a do gabarito. Há sim transmissão vertical, e as dores podem se tornar crônicas por até 3 meses ou mais.

  • I Os sinais e os sintomas são clinicamente parecidos com os da dengue – febre de início agudo, dores articulares e musculares, cefaleia, náusea, fadiga e exantema. A principal manifestação clínica que as diferencia são as fortes dores nas articulações.

    II A febre pode ser contínua, intermitente ou bifásica, porém, a queda de temperatura não está associada à piora dos sintomas como na dengue.

    III Embora o Chikungunya não seja uma doença de alta letalidade, tem caráter epidêmico com elevada taxa de morbidade associada à artralgia. No entanto, seus sinais e sintomas são autolimitados e não há histórico de persistência além do período de agudização da doença.

    IV A transmissão ocorre exclusivamente pela picada de fêmeas dos mosquitos vetores infectados pelo CHIKV. Não há relatos de transmissão vertical, portanto, não provoca infecção neonatal. - Mães acometidas por chikungunya no período perinatal podem transmitir o vírus aos recém-nascidos no momento do parto. Também existe transmissão via transfusional;

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 3ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019. 

    Gabarito errado!

  • Gente fui responder e fiquie horas tentenado entender pq a I e a II estavam erradas. vi os comentarios e confirmei que o gabarito esta errado

  • Fui olhar no site da banca e ela deu como gabarito a letra B, a questão e a numero 25, ow banquinha disgramada.

    Fonte: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/prefeitura_parnamirim_201901/gabaritos/definitivo/gabarito_definitivo.php?oferta=129