SóProvas


ID
4856500
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O posicionamento cirúrgico deve ser realizado com todo cuidado. O enfermeiro deve ter o conhecimento para propor intervenções e prevenir as complicações decorrentes da permanência prolongada do paciente em cada tipo de posição cirúrgica. A escala foi fundamentada em evidências sobre as implicações fisiológicas e possíveis complicações pós-operatórias relacionadas ao posicionamento cirúrgico do paciente no período intraoperatório. Contém sete itens: tipo de posição cirúrgica, tempo de cirurgia, tipo de anestesia, superfície de suporte, posição dos membros, comorbidades e idade do paciente; cada um desses tópicos apresentam cinco subitens, com escore de 1 a 5, para mensurar menor e maior risco:

Alternativas
Comentários
  • Os grandes, master, tops, magníficos mestres que compõe essa "banquinha" elaboraram essa questão esquecendo-se que a escala de ELPO é um instrumento criado recentemente (2013 +/-), não difundido ainda na prática clínica, não compõe protocolos do Ministério da Saúde.

    Caso próximos editais cobrem atualizações de enfermagem possa ser que caia a tal escala de ELPO.

    Parabéns a colega enfermeira que criou e MUITO OBRIGADA por mais uma escala pra ser cobrada em provas.

    REFERÊNCIA

    http://www.sobecc.org.br/entrevista/2#:~:text=A%20Doutora%20em%20Enfermagem%20Camila,Desenvolvimento%20de%20Les%C3%B5es%20decorrentes%20do

    http://www.cofen.gov.br/escala-criada-por-enfermeira-avalia-risco-de-lesao-decorrente-da-posicao-na-cirurgia_48972.html

    Espaços nos links propositadamente, pois do contrário o Q não aceita que sejam colocados.

    Resposta letra D.

  • Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico do Paciente (ELPO) foi desenvolvida durante o doutorado da enfermeira Camila Mendonça de Moraes Lopes, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), concluído em 2014.

    1. Escala de BRADEN: risco de desenvolver lesões por pressão;
    2. Escala de MORSE: risco de queda;
    3. Escala de ALDRETE e KROULIK: utilizada para avaliar a recuperação pós-anestésica de pacientes submetidos a anestesia;
    4. Escala de ELPO: risco para o desenvolvimento de Lesões decorrentes do Posicionamento cirúrgico;
    5. Escala de RAMSAY: avaliar grau de sedação do paciente.