Segundo Chiavenato, a administração de recursos materiais deve garantir que os materiais necessários estejam disponíveis na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo
O estoque de segurança (ES), também chamado de estoque mínimo, consiste na quantidade de cada item que deve ser mantido como reserva para garantir a continuidade do atendimento caso haja elevação brusca no consumo ou atraso no suprimento. A forma de cálculo do ES é o acréscimo à cota mensal de um percentual que varia de 10 a 20% do CMM, somando ao consumo diário durante o tempo de reposição.
Portanto, sendo 47 fichas utilizadas no ano anterior com um acréscimo de 20% teremos 56,4, arredondando 57 fichas devem ser compradas de acordo com a estimativa do estoque de segurança.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Chiavenato I. Teoria geral da administração. v.1. 3a ed. São Paulo (SP): McGraw – Hill; 1987
Gabarito D
O estoque de segurança (ES), também chamado de estoque mínimo, consiste na quantidade de cada item que deve ser mantido como reserva para garantir a continuidade do atendimento caso haja elevação brusca no consumo ou atraso no suprimento.
A forma de cálculo do ES é o acréscimo à cota mensal de um percentual que varia de 10 a 20% do CMM, somando ao consumo diário durante o tempo de reposição.
Fórmula: ES= 10% a 20% do CMM + CTR*
CTR = consumo durante o tempo de reposição
No caso da questão, podemos considerar o período de um trimestre como 1 mês para o cálculo na fórmula e usaremos o número de NOTIFICADOS ANTERIORMENTE para calcular o nosso ES.
Fonte: https://www.enfconcursos.com/uploads/cursos/2017/02/cursos_148778693658add3b82f7f8.pdf