SóProvas


ID
4856548
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O escorpião-amarelo (T. serrulatus), com ampla distribuição em todas as macrorregiões do país, representa uma das espécies que causam preocupação em função do maior potencial de gravidade do envenenamento, facilitada por sua reprodução partenogenética e fácil adaptação ao meio urbano. Em acidentes com escorpiões, deve-se

Alternativas
Comentários
  • aplicar compressa morna e encaminhar ao hospital mais próximo para avaliação da necessidade de soroterapia específica.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre acidentes com animais peçonhentos.

    Em acidentes com escorpiões, deve-se aplicar compressa morna e encaminhar ao hospital mais próximo para avaliação da necessidade de soroterapia específica (Letra C). A compressa serve para aliviar a dor no local.


    A) Incorreto. Deve-se encaminhar o usuário ao hospital para verificar a necessidade de soroterapia. É muito arriscado somente manter em observação. 

    B) Incorreto. Não é indicado fazer um torniquete pois há risco de complicações. 


    C) Correto. 

    D) Incorreto. Nunca perfurar o local da picada, aplicar álcool a 70%, administrar analgésico pois pode causar maiores complicações. 

    E) Incorreto. Não há necessidade de verificar o tempo de coagulação. A aplicação de soro antiescorpiônico ocorre de acordo com o animal que causou o acidente e as complicações que o usuário terá.


    Resposta do Professor:  C.

  •  Ministério da Saúde adverte para que não sejam tomadas medidas populares e culturais que prejudicam o paciente, por exemplo: 1. Não fazer torniquete ou garrote: não reduz absorção e aumenta o risco de necrose tecidual; 2. Não cortar o local da picada: aumenta a inflamação local, vasodilatação e, portanto, aumenta a infecção, além disso, potencializa a infecção local.

    3. Não perfurar ao redor do local da picada; 4. Não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes; 5. Não oferecer bebidas alcoólicas, querosene ou outros tóxicos. Dentre as recomendações do MS para os primeiros socorros por animais peço�nhentos estão: 1. Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão; 2. Manter o paciente deitado; 3. Manter o paciente hidratado; 4. Procurar o serviço médico mais próximo; 5. Se possível, levar o animal para identificação. Mas não se deve perder tempo na procura do animal

     alívio da dor com compressas mornas e remoção para avaliar necessidade de soro (Vi como tratamento de araneísmo)