A semana de arte de 1922, acontecida em São Paulo, é um evento importante na história da arte no Brasil. Ela marca a busca do que os artistas participantes definiam com “ brasilidade" . Ou seja, a busca de um rumo para as expressões artísticas no país que refletissem verdadeiramente o que é a cultura brasileira. A proposta era de não mais “ submissão" aos ditames e rumos artísticos estrangeiros no caso, vindos da Europa.
Isso não significaria negar os movimentos de fora mas não fazer uma arte desvinculada da realidade brasileira. Um bom exemplo desta situação é a influência mas a não submissão ao projeto cubista.
Entre os artistas citados há aquele (s) que não representam a influência do cubismo no Brasil
I- Entre as características do trabalho de Tarsila do Amaral percebe-se a influência do cubismo pelo uso de formas geométricas
II- Os primeiros trabalhos de Anita Malfatti são marcados pela influência dos principais movimentos de vanguarda europeu do período, em especial o Cubismo e o Expressionismo.
III – Segundo o próprio artista “Minha pintura não poderia existir antes do cubismo, que me legou as noções de construção, luz e formas."
IV- O pintor Michelangelo foi um pintor italiano do renascimento. Do final do século XV
A) INCORRETA – Falta o nome de Tarsila do Amaral e Michelangelo não é nem modernista nem brasileiro
B) CORRETA- Anita Malfati, Tarsila e Rego Monteiro são os artistas modernistas cuja obra demonstra a influência do cubismo
C) INCORRETA- Falta o nome de Rego Monteiro e, Michelangelo não é nem modernista nem brasileiro
D) INCORRETA- O nome de um artista ( IV) está incorreto
Gabarito do Professor: Letra B.