SóProvas


ID
4859287
Banca
IDECAN
Órgão
IF-RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações, qualquer que seja o seu fim, são instituições sociais, cuja existência necessita de autorização da sociedade. Um dos principais representantes dessa corrente é Andrew Carnegie, fundador da U.S. Steel, que estabeleceu dois princípios sobre a responsabilidade social corporativa. Um destes princípios estabelece que os indivíduos mais abonados da sociedade devem cuidar dos menos afortunados, compreendendo desempregados, doentes, pobres e pessoas com deficiência física. Assinale abaixo a alternativa que explicite corretamente este princípio.

Alternativas
Comentários
  • Aprendi um princípio novo hoje. :)

    Principio da caridade

  • A Governança Corporativa é um assunto bastante ''moderninho'' que faz intercambio com a Administração e costuma ser cobrado em concurso da área bancária (Ex: BRB), Empresas Públicas ou S.E.M e alguns outros concursos e cargos.

    Uma das grandes visões sobre Responsabilidade Social vem de Andrew Canegie, através da publicação de seu livro chamado ''O Evangelho da Riqueza''. Para Carnegie, as organizações precisavam adotar dois princípios amplamente paternalistas: O Princípio da Caridade e o Princípio da Custódia (ou Zelo).

    Quando os membros mais afortunados da sociedade ajudam os menos afortunados, como os desempregados, os doentes, os inválidos e os idosos, estão aplicando o Princípio da Caridade. Com este, toma-se necessário ás empresas contribuírem com recursos para instituições que ajudam os desafortunados.

    A partir do momento que as empresas e os indivíduos ricos transformam-se em guardiões, ou zeladores, mantendo suas propriedades em custódia, multiplicando a riqueza da sociedade, aumentando a sua própria através de investimentos prudentes dos recursos, para beneficio da sociedade como um todo, é aplicado o Princípio da Custódia. As diretrizes deste princípio vêm da doutrina da religião protestante. Entretanto, a Responsabilidade Social das empresas depende do objetivo e valores sociais dos indivíduos que as comandam. Assim, caso choque com as suas metas, as organizações podem deixar em segundo plano sua Responsabilidade Social.

  • Pra vc responder questões de GP,vc precisa de um Princípio..da PACIÊNCIA

  • É o quê mah?!