SóProvas


ID
4859302
Banca
IDECAN
Órgão
IF-RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) publicou um código com as melhores práticas de gestão empresarial com base na comparação de 15 códigos internacionais. As linhas mestras desse código são quatro princípios que norteiam a governança corporativa. Assinale a alternativa que não apresente um destes quatro princípios básicos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Princípios Básicos de Governança Corporativa

    Os princípios básicos de governança corporativa permeiam, em maior ou menor grau, todas as práticas do Código, e sua adequada adoção resulta em um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros.

    Transparência: Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

    Equidade: Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

    Prestação de Contas (accountability): Os agentes de governança7 devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

    Responsabilidade Corporativa: Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.

    FONTE: Código das melhores práticas de governança corporativa. 5.ed. / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. - São Paulo, SP: IBGC, 2015.

  • GAB. B

    Por lógica ou seria a B ou a C, pois uma exclui a outra.

  • GABARITO: LETRA B (O ITEM ERRADO)

    De acordo com o IBGC:

    Mnemônico: ARTE

    Accountability (Prestação de contas); Responsabilidade Corporativa; Transparência; Equidade.

    ➡ Atenção: Em auditoria, vemos outras fontes que citam até seis princípios (acrescentam mais dois, além desses):

    Mnemônico: CARETE

    COMPLIANCE

    ACCOUNTABILITY

    RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

    EQUIDADE

    TRANSPARÊNCIA E

    ÉTICA

    FONTE: BRITO E FONTENELLE. "Auditoria Privada e Governamental". 4 ed. Impetus 2019.

  • A questão em exame versa sobre a governança corporativa, e exige que saibamos quais são os princípios de uma boa governança corporativa. Vamos analisar quais são os princípios e em seguida teremos condição para marcar a alternativa que não apresenta um deles.

    O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apresenta como princípios para uma boas Governança corporativa:

    ✔ Princípio da accountability: segundo o referido princípio, os agentes de governança têm o dever de prestar contas de sua atuação, essa prestação de contas deve ocorrer de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo. A partir da prestação de contas, o agente deve assumir as consequências de suas ações e omissões durante o exercício de suas atividades.

    ✔ Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazo.

    ✔ O princípio da Transparência: consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A transparência não deve se restringir ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

     O princípio da Equidade: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas.

    De acordo com o que fora exposto acima, podemos perceber que a alternativa "B" e "E" não estão de acordo com o que ensina  Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Diante disso, na minha visão, o correto teria sido anular a questão, duas alternativas se encaixam no que o comando da questão pediu.

    GABARITO DA BANCA: B

    GABARITO PROPOSTO: ANULAÇÃO.

    Fonte: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC

  • GABARITO: LETRA B

    O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) definiu quatro práticas que norteiam a gestão baseada nesse sistema:

    Transparência: Deve-se disponibilizar a todas as partes envolvidas na governança as informações que lhe sejam de interesse, não somente as exigidas por leis ou normas. Isso não só diz respeito aos processos econômicos e financeiros, mas sim a todas as áreas, incluindo sobre fatores intangíveis, relacionadas à gestão e a organização;

    Equidade: todos os envolvidos no sistema devem ser tratados com justiça e isonomia, considerando seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas;

    Prestação de contas: todos os indivíduos que participam da governança devem prestar contas de suas ações de forma clara, concisa, compreensível e no momento oportuno, assumindo a responsabilidade por seus atos e omissões e tendo comprometimento com suas obrigações;

    Responsabilidade corporativa: todos devem zelar pela viabilidade econômica e financeira da empresa, em reduzir as externalidades negativas e aumentar as positivas, considerando ainda os diferentes capitais envolvidos, seja a curto, médio ou longo prazo.

    FONTE: https://blog.vhsys.com.br/governanca-corporativa/

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!