- 
                                "O deslocamento das tensões fronteiriças para o Vale do Paraguai e a quebra da atividade mineradora definiram o quadro de desinteresse pelas regiões do Guaporé e do Madeira, estabelecendo uma contínua retirada de efetivos e recursos" (História Regional (Rondônia) de Marco Antônio Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca, 4ª ed., Rondoniana, pp. 81-82) (História Regional (Rondônia) de Marco Antônio Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca, 4ª ed., Rondoniana, pp. 84).
                            
- 
                                			Analisando à questão, podemos observar que pede-se para explicar os motivos da crise na região do vale do Guaporé, assim podemos identificar dois fatores que reforçaram à crise:
 
 a) "O declínio da mineração"
 
 b) "O deslocamento das tensões fronteiriças para o Vale do Paraguai, por causa da importância militar do Vale"
 
 Esses fatores causaram uma contínua retirada de efetivos e de recursos do vale do Guaporé.
 
 (História Regional (Rondônia) de Marco Antônio Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca, 4ª ed., Rondoniana, pp. 81-82) (História Regional (Rondônia) de Marco Antônio Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca, 4ª ed., Rondoniana, pp. 84).
 
 Portanto, a resposta correta é a letra  D.
 e Por
 
- 
                                LETRA D A crise(decadência) do ouro começa no final do Séc. XVIII, essa crise se dá: -  decadência da mineração aliada à importância militar da região do Vale do Paraguai. Além disso nas primeiras décadas do século XIX a capital foi transferida para Cuiabá, onde os capitães generais já passavam a maior parte do tempo, permanecendo Vila Bela abandonada, como herança aos negros que ali ficaram abandonados.  http://falaescrita.blogspot.com/
 http://ideiasefatos.spaces.live.com
 
- 
                                Em finais do século XVIII, já se tornava notória a crise pela qual passavam os vales do Guaporé e Madeira. A decadência se instalava tanto na mineração quanto nas Guarnições Militares e mesmo na manutenção das rotas fluviais de comércio, que ligavam Vila Bela a Belém do Pará.