A Reação Álcali-Agregado (RAA) é uma reação físico-química que pode provocar a deterioração das estruturas de concreto sob determinadas condições de exposição. A patologia ocorre a partir da combinação de 3 fatores: álcalis (hidróxidos alcalinos), agregado reativo e presença constante de umidade.
DESPASSIVAÇÃO POR CARBONATAÇÃO: POR AÇÃO DO GÁS CARBONICO DA ATMOSFERA SOBRE O AÇO DA ARMADURA. AS MEDIDAS PREVENTIVAS CONSISTEM EM DIFICULTAR O INGRESSO DOS AGENTES AGRESSIVOS AO INTERIOR DO CONCRETO. O COBRIMENTO DAS ARMADURAS E O CONTROLE DA FISSURAÇÃO MINIMIZAM ESTE EFEITO, SENDO RECOMENDADO UM CONCRETO DE BAIXA POROSIDADE.
DESPASSIVAÇÃO POR AÇÃO DE CLORETOS: RUPTURA LOCAL DA CAMADA DE PASSIVAÇÃO, CAUSADA PELO ELEVADO TEOR DE ÍON-CLORO. AS MEDIDAS PREVENTIVAS CONSISTEM EM DIFICULTAR O INGRESSO DOS AGENTES AO INTERIOR DO CONCRETO. O COBRIMENTO DAS ARMADURAS E O CONTROLE DA FISSURAÇÃO MINIMIZAM ESTE EFEITO, SENDO RECOMENDAVEL O USO DE UM CONCRETO DE PEQUENA POROSIDADE. O USO DE CIMENTO COMPOSTO COM ADIÇÃO DE ESCORIA OU MATERIAL POZOLANICO É TAMBÉM RECOMENDAVEL NESTES CASOS.
EXPANSÃO POR SULFATOS: É A EXPANSÃO POR AÇÃO DE ÁGUAS OU SOLOS QUE CONTENHAM OU ESTEJAM CONTAMINADOS COM SULFATOS, DANDO ORIGEM A REAÇÕES EXPANSIVAS E DELETÉRIAS COM A PASTA DE CIMENTO HIDRATADO, A PREVENÇÃO PODE SER FEITA PELO USO DE CIMENTO RESISTENTE A SULFATOS.
NBR 6118