-
Princípios dos dados abertos são:
1. Completos: Todos os dados públicos são disponibilizados.
2. Primários: Os dados são publicados na forma coletada na fonte, com a mais fina granularidade possível, e não de forma agregada ou transformada.
3. Atuais: Os dados são disponibilizados o quão rapidamente seja necessário para preservar o seu valor.
4. Acessíveis: Os dados são disponibilizados para o público mais amplo possível e para os propósitos mais variados possíveis.
5. Processáveis por máquina: Os dados são razoavelmente estruturados para possibilitar o seu processamento automatizado.
6. Acesso não discriminatório: Os dados estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro.
7. Formatos não proprietários: Os dados estão disponíveis em um formato sobre o qual nenhum ente tenha controle exclusivo.
8. Livres de licenças: Os dados não estão sujeitos a regulações de direitos autorais, marcas, patentes ou segredo industrial. Restrições razoáveis de privacidade, segurança e controle de acesso podem ser permitidas na forma regulada por estatutos.
Gabarito: Certo.
-
Acesso não discriminatório diz respeito aos dados que estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro.
Gabarito: CERTO.
Fonte: Prof. Thiago Cavalcanti
Estratégia
-
Assertiva C
Dados Abertos são aqueles em formato disponível para utilização e redistribuição de todos que desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle
-
CERTO
Dados Abertos: são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa, sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição da fonte e compartilhamento pelas mesmas regras.
Existem 8 princípios, e um deles é o Acesso não Discriminatório: "Os dados estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro"
-
Acesso não discriminatório: Os dados estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro.
Gabarito: Certo
-
Exemplo: Portal da transparência, qualquer um entra e olha.
-
Os oito princípios dos dados abertos são:
- Completos. Todos os dados públicos são disponibilizados.
- Primários. são publicados na forma coletada na fonte, com a mais fina granularidade possível, e não de forma agregada ou transformada.
- Atuais. são disponibilizados o quão rapidamente seja necessário para preservar o seu valor.
- Acessíveis. são disponibilizados para o público
- Processáveis por máquina. são razoavelmente estruturados para possibilitar o seu processamento automatizado.
- Acesso não discriminatório. estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro.
- Formatos não proprietários. Formato sobre o qual nenhum ente tenha controle exclusivo.
- Livres de licenças. não estão sujeitos a regulações de direitos autorais, marcas, patentes ou segredo industrial. Restrições razoáveis de privacidade, segurança e controle de acesso podem ser permitidas na forma regulada por estatutos.
-
gab.: CERTO.
DECRETO Nº 8.777, DE 11 DE MAIO DE 2016
Art. 2° - III - dados abertos - dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte; A única limitação que existe em um dado aberto é credita a autoria/fonte.
-
ou seja dados do facebook ,uma publicaçao que voce compartilha
-
É a questão de informática mais "de humanas" que eu já fiz, e justamente para trabalhar no Ministério da Economia do Paulo Guedes.
-
CESP te faz surgir duvida ate em coisas que voce tem certeza xD
-
CERTO.
Acesso não discriminatório: Os dados estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro.
-
https://www.instagram.com/tifacilitadaconcursos/ Segue Lá!!!
Em 2007, um de 30 pessoas reuniu-se na Califórnia, Estados Unidos da América, para definir os princípios dos Dados Abertos Governamentais. Chegaram num consenso sobre os seguintes :
- Completos. Todos os dados públicos são disponibilizados. Dados são informações eletronicamente gravadas, incluindo, mas não se limitando a, documentos, bancos de dados, transcrições e gravações audiovisuais. Dados públicos são dados que não estão sujeitos a limitações válidas de privacidade, segurança ou controle de acesso, reguladas por estatutos.
- Primários. Os dados são publicados na forma coletada na fonte, com a mais fina granularidade possível, e não de forma agregada ou transformada.
- Atuais. Os dados são disponibilizados o quão rapidamente seja necessário para preservar o seu valor.
- Acessíveis. Os dados são disponibilizados para o público mais amplo possível e para os propósitos mais variados possíveis.
- Processáveis por máquina. Os dados são razoavelmente estruturados para possibilitar o seu processamento automatizado.
- Acesso não discriminatório. Os dados estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro.
- Formatos não proprietários. Os dados estão disponíveis em um formato sobre o qual nenhum ente tenha controle exclusivo.
- Licenças livres. Os dados não estão sujeitos a restrições por regulações de direitos autorais, marcas, patentes ou segredo industrial. Restrições razoáveis de privacidade, segurança e controle de acesso podem ser permitidas na forma regulada por estatutos.
Além disso, o grupo afirmou que a conformidade com esses princípios precisa ser verificável e uma pessoa deve ser designada como contato responsável pelos dados.
-
Dados abertos: são dados acessíveis ao público. A única limitação é creditar a autoria ou a fonte.
Gab.: certo.
-
Complicado lembrar pq Dados abertos também são aqueles dados que ainda não estão completos.
Mas pra facilitar imagine uma planilha de excel compartilhada no drive. Além dela não estar completa (pq cada usuário vai alimentar com alguma informação) ela ainda vai indiscriminar o acesso pq qualquer um pode entrar e fazer a sua colaboração.
-
O acesso não discriminatório é um dos princípios fundamentais dos dados abertos. A exigência de identificação ou registro de usuário é uma barreira que restringe o acesso aos dados. Se o dado é aberto, ele deve ser amplamente acessível a todos, se é acessível a todos, não existe motivo para exigir registro ou identificação.