SóProvas


ID
4863922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de dados, informação, conhecimento e inteligência, julgue o próximo item.


Servidores NAS (network attached storage) dependem de um computador para armazenar dados de aplicações.

Alternativas
Comentários
  • NAS possuem sistema operacional embarcado e não precisam de um computador host para funcionar: Basta conectá-los a qualquer rede LAN e o sistema já estará funcionando.

  • Errado! O próprio NAS é utilizado para armazenamento, NÃO depende de outro computador!

    Servidor NAS - Network Attached Storage - Servidor de Armazenamento Conectado em Rede

    Dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos  

  • ERRADO

    NAS é a sigla de “Network Attached Storage” ou, numa descrição genérica, são equipamentos para armazenar e compartilhar dados, sempre através de uma ou mais conexões de rede local.

    Um storage NAS é composto de um ou mais processadores, memória, fonte(s) de alimentação e demais componentes de um computador que conhecemos, porém seu sistema de  de informações é mais robusto e confiável, quase sempre composto de vários discos rígidos e/ou módulos de memória.

    Utilizando protocolos para compartilhamento de arquivos em rede como o SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System), AFP (Apple Filing Protocol) e o NFS (Network File System), qualquer computador pode criar, ler e gravar informações nos network attached storages através de uma rede TCP/IP.

  • E R R A D O

    Servidor NAS ou Network Attached Storage, com tradução livre do inglês "servidor de armazenamento conectado em rede" é uma unidade de armazenamento exclusiva para guardar e compartilhar arquivos de diversos computadores através de uma rede local.

    Também conhecidos como storages NAS, esses equipamentos podem ser encontrados montados em gabinetes externos ou em armários tipo rack, são compostos por um ou mais discos rígidos e possuem uma ou mais portas de comunicação para conexão em redes locais LAN.

    Geralmente utilizado para organizar, centralizar e fazer beckup de dados, um servidor NAS pode ainda executar aplicações sofisticadas, como ser alvo virtualizado para diversos hosts numa grande rede corporativa, servir de servidor de nuvem de datacenters ou disponibilizar vários bancos de dados para centenas de usuários.

  • NAS ou Network-Attached Storage significa em tradução livre Armazenamento Conectado à Rede e trata-se de um servidor dedicado ao armazenamento compartilhado. O aparelho tem como função compartilhar dados para vários computadores, sejam eles Macs ou PCs. É como um banco de dados que você pode ter dentro da sua casa e acessá-lo remotamente dentro da rede na qual ele está associado.

    Fonte: https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-NAS-Network-Attached-Storage/

  • Errado.

    Equipados com processador (CPU), memória, porta(s) de rede, fonte(s) de alimentação e discos rígidos, os NAS são equipamentos voltados para armazenar e compartilhar dados em rede, possuem sistema operacional próprio e não dependem de outro computador ou servidor para funcionar.

    Fonte: qnapbrasil

  • Diferentemente dos DAS, NAS são equipamentos que NÃO PRECISAM estar conectados a computadores ou servidores para serem utilizados.

  • Os NAS também são sistemas de armazenamento, porém diferentemente dos DAS, são equipamentos que não precisam estar conectados a computadores ou servidores para serem utilizados.

    Por possuírem sistema operacional próprio, os servidores NAS precisam de apenas uma porta de rede ethernet para disponibilizar mais capacidade de processamento ou espaço para guardar os dados de diversos computadores, seja via rede local ou internet.

    Gab: ERRADO.

  • O NAS, ao contrário do DAS, é ligado diretamente na rede e roda um sistema operacional completo, funcionando como servidor de arquivos. Ele centraliza os dados e permite, por exemplo, compartilhar e gerenciar as informações armazenadas.

    Outra diferença em relação ao DAS é que o servidor NAS pode ser compartilhado por mais de um usuário e, além disso, realiza armazenamento de dados via bloco, e não via arquivo, como no DAS. Consequentemente, isso permite um gerenciamento mais eficaz, versátil e simplificado.