SóProvas


ID
4864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o desenrolar da chamada "questão acreana", alguns líderes defenderam a emancipação do Acre, tanto no que se refere à Bolívia, como em relação ao Brasil. Contudo, essa proposta não se concretizou, entre outros motivos, porque:

Alternativas
Comentários
  • "Alguns dirigentes revolucionários, dentre eles Galvez, o líder dos rebeldes, julgavam que o Acre poderia ser um Estado independente, dada a distância em que se encontrava dos poderes centrais, tanto do Brasil como da Bolívia. Essa pretensão contava com a oposição do comércio de Belém e Manaus, que naquele momento temiam que o movimento separatista viesse a prejudicar seus interesses na região [...]" (História Regional (Rondônia) de Marco Antônio Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca, 4ª ed., Rondoniana, pp. 130).
  • Convencionou-se chamar de Revolução Acreana a revolta dos seringueiros que, no início do século XX, ocupavam o atual Estado do Acre, àquela época pertencente à Bolívia. Insurgindo-se contra o governo boliviano, que cedera todo aquele território ao truste anglo-americano Bolivian Syndicate, os seringueiros proclamaram a independência da região, dando início à disputa diplomática que passou à história com o nome de Questão do Acre.

    Questão Muito bem elaborada, pois o questionamento mesmo é o motivo da não emancipação do Acre, que ficou evidenciada pela ameaça aos interesses dos seringueiros e comerciante brasileiros, especialmente depois do arrendamento ao Bolivian Syndicate.

    Portanto a letra A está correta.