SóProvas


ID
4864009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de banco de dados relacionais.


Uma view é uma tabela que é atualizada no momento em que uma das tabelas consultadas é atualizada; a view permite consultas ao banco de dados de forma mais rápida quando comparada à utilização de índices.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Uma visão consiste basicamente de uma tabela derivada de outras tabelas. Visões sobre várias tabelas não são passíveis de atualizações

  • Podiam comenta o trem aqui né? valeu tmj carai

  • - View é um subconjunto do Banco de Dados, uma única tabela virtual que é derivada de 1 ou + tabelas/relações (reais ou virtuais)

    - AUMENTA A SEGURANÇA --> impede o acesso direto aos dados

    - View é atualizável quando trata apenas de 1 tabela

    - Possível inserir, excluir e atualizar registros diretamente em uma view desde que ela seja atualizável (view que envolva 1 única tabela)

  • ERRO DA QUESTÃO: "Uma view é uma tabela que é atualizada no momento em que uma das tabelas consultadas é atualizada (...)"

    -- Apenas uma única tabela base em uma view pode ser atualizada;

    -- Colunas sendo atualizadas devem ser diretamente referenciadas na view, sem qualquer cálculo sobre elas.

    view pode ser definida como uma tabela virtual composta por linhas e colunas de dados vindos de tabelas relacionadas em uma query (um agrupamento de SELECT’s, por exemplo). As linhas e colunas da view são geradas dinamicamente no momento em que é feita uma referência a ela.

    Como já dito, a query que determina uma view pode vir de uma ou mais tabelas, ou até mesmo de outras views.

    Podemos realizar qualquer query por meio de views, assim como alterar dados por meio delas, o que é feito com algumas restrições.

    Ao criarmos uma view, podemos filtrar o conteúdo de uma tabela a ser exibida, já que a função da view é exatamente essa: filtrar tabelas, servindo para agrupá-las, protegendo certas colunas e simplificando o código de programação.

    É importante salientar que, mesmo após o servidor do  ser desligado, a view continua “viva” no sistema, assim como as tabelas que criamos normalmente. As views não ocupam espaço no banco de dados.

    Temos muitos motivos e vantagens para usarmos views em nossos projetos. A seguir são citados três que podem fazer a diferença:

    1 - Reuso: as views são objetos de caráter permanente. Pensando pelo lado produtivo isso é excelente, já que elas podem ser lidas por vários usuários simultaneamente.

    2 - Segurança: as views permitem que ocultemos determinadas colunas de uma tabela. Para isso, basta criarmos uma view com as colunas que acharmos necessário que sejam exibidas e as disponibilizarmos para o usuário.

    3 - Simplificação do código: as views nos permitem criar um código de programação muito mais limpo, na medida em que podem conter um SELECT complexo. Assim, criar views para os programadores a fim de poupá-los do trabalho de criar SELECT’s é uma forma de aumentar a produtividade da equipe de desenvolvimento.

    FONTE: https://www.devmedia.com.br/conceitos-e-criacao-de-views-no-sql-server/22390

  • Uma view, ao contrário de um índice, não tem a capacidade de melhorar a performance da execução da consulta. Ela é apenas uma consulta armazenada que funciona como se fosse uma tabela virtual.

    Fonte: Professor Arthur Mendonça - Direção Concursos

    GAB E

  • Gabarito: ERRADO!

    View ou Visão é o que um usuário vai obter ao pesquisar algo em um banco de dados. O resultado é uma "foto" dos dados pesquisados, no momento da pesquisa. Caso haja atualização dos dados do banco, essa "foto" (view) não é alterada. Apenas será alterada se o usuário realizar uma nova pesquisa, igual a anterior, após a atualização do banco de dados.

  • TABELAS VIRTUAIS (VIEW)

    Os índices é que são estruturas criadas para aumentar a rapidez das consultas. Os índices são estruturas de acesso auxiliares associados a tabelas, que são utilizados para agilizar a recuperação de registros em resposta a certas condições de pesquisa.

    Uma visão (ou view) é uma única tabela que é derivada de outras tabelas, que podem ser tabelas de base ou mesmo outras visões previamente definidas. Podemos ainda entender uma visão como uma maneira alternativa de visualização dos dados de uma ou mais tabelas.

    GABARITO: ERRADO.

    PROF. RAMON SOUZA

  • VIsão = VIrtual

    Uma view é montada de forma que ela não existe fisicamente dentro do banco de dados. Ela é colocada em memória para que o acesso seja feito de forma mais rápida. Além disso, todos os “JOIN”, que são pontos de ineficiência em junções de tabelas, são feitos de forma que, ao acessar a view, eles não são mais necessários, dando mais eficiência às consultas.

    http://blog.pontodosconcursos.com.br/gabarito-extra-oficial-preliminar-de-analise-de-informacoes-do-concurso-do-tce-pe-2017-prova-aplicada-em-24092017/

    Ø Sabemos que a definição de visão ou view está relacionada apenas a definição de uma consulta, que pode trazer dados de uma ou mais tabelas. Não existe uma tabela física no banco de dados que armazena as informações extraídas da visão. A consulta retorna valores que são exibidos ou entregues aos usuários.

    Ø A definição de visão presente no padrão SQL/ANSI é de uma estrutura temporária que armazena informações advinda de uma ou mais tabelas. A visão não é armazenada fisicamente em disco e é removida ou apagada ao final da sua utilização.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-tce-sc-auditor-tecnologia-da-informacao-bd-e-bi/

  • Um dos pontos principais na questão é a diferença de view e view materializada:

    Uma view materializada é uma tabela no banco de dados que é sempre atualizada quando ocorrer uma atualização em alguma tabela usada pela sua consulta.

    Uma visão materializada é uma view, só que neste caso, o que é armazenado não é a consulta e sim o resultado.

  • Vamos lá! Uma view, na definição formal, é uma tabela que é derivada de outras tabelas, ou seja, é uma tabela virtual, cujos dados não são armazenados no banco de dados, mas sim consultados das tabelas de origem no momento da execução da consulta. Por esse motivo, também é comum dizer que uma view é nada mais que uma consulta armazenada, o que pode nos levar a dizer que utilização de views agiliza a construção de consultas, já que não é necessário repetir todo o código da consulta armazenada na view em execuções futuras.

    No entanto, dizer que uma view torna as consultas a um banco de dados mais rápidas não é verdade. Executar uma consulta sobre a view deverá ser no máximo tão rápido quanto a execução da própria consulta que ela armazena, pois na prática é isso mesmo que acontece! O mecanismo que permite agilizar a execução das consultas ao banco de dados é o índice, que cria uma espécie de atalho para encontrar mais rapidamente os registros de uma tabela nos arquivos de armazenamento de um SGBD.

  • cespe ama isso

  • Obs.: View Materializada apresentam melhoria de performance.

  • Traduzindo para quem não é da área de TI como eu:

    índice do banco de dados   

    Imagine quando tu vai abrir um PDF de 1500 páginas, você começa por onde? Resposta: índice, pois nesta parte do PDF tu vai encontrar todos os assuntos e suas respectivas páginas(localização).

     

    Benefícios de ter um índice em um BD

    Agilizada sua busca, te faz perder menos energia procurando o assunto etc. 

      

    View ( Tabela virtual ) 

    Voltando ao exemplo do PDF de 1500 páginas. Digamos que você leia o tópico de Hardware de 30 em 30 minutos, a fim de evitar diversos carregamentos desnecessários do PDF tu cria uma View(cópia paralela apenas do assunto Hardware), pois ele é muito utilizado pelo usuário etc. Ou seja, A View é um subconjunto do banco de dados que pode ser entendido como um resultado de pesquisa pronto/ armazenado.

    OBS: pessoal, meu objetivo neste comentário não é expor nenhum conteúdo muito teórico, mas sim dar exemplos e usar analogias para auxiliar no entendimento do assunto.

  • Gabarito errado

    Conceito de view: tabela virtual, que não existe fisicamente, mas que é derivada de diversas outras tabelas de acordo com as necessidades particulares de um indivíduo ou um conjunto de indivíduos.

  • GABARITO ERRADO

    View: Tabela virtual que apresenta somente determinada parte dos dados ao usuário, ocultando os demais.

    Índices: Estruturas que mostram o local em que está armazenada determinada informação, agilizando a busca.

    Q1318281 (uma questão pra ajudar no entendimento)

    FONTE: Meus resumos.

    "A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição".

  • Hummm, interessante. Já vi 3 questões sobre esse assunto....

  • View:

    -  um objeto que não armazena dados, composto dinamicamente por uma consulta que é previamente analisada e otimizada.Diferentemente de tabelas, visões não são objetos físicos, ou seja, não ocupam espaço em disco.

    - Uma forma de observação de dados de uma ou mais entidades que compõem uma base de dados e que é considerada uma tabela virtual ou consulta armazenada.

    - Um recurso que pode ser utilizado na ocultação de dados que o usuário não tem necessidade de acessar.

    - permite aumentar o desempenho do banco de dados, pois minimiza o acesso às tabelas de dados e torna mais rápida a execução das consultas

    - A diferença entre materialized view e view comum em um banco de dados é o fato de que a primeira é armazenada em cache como uma tabela física, enquanto a segunda existe apenas virtualmente.

    Fonte: outras questões (tentei referenciar aqui, mas não deu!)

  • Os índices é que são estruturas criadas para aumentar a rapidez das consultas. Os índices são estruturas de acesso auxiliares associados a tabelas, que são utilizados para agilizar a recuperação de registros em resposta a certas condições de pesquisa. 

    Uma visão (ou view) é uma única tabela que é derivada de outras tabelas, que podem ser tabelas de base ou mesmo outras visões previamente definidas. Podemos ainda entender uma visão como uma maneira alternativa de visualização dos dados de uma ou mais tabelas.  

  • Uma view é uma tabela que é atualizada no momento em que uma das tabelas consultadas é atualizada; a view permite consultas ao banco de dados de forma mais rápida quando comparada à utilização de índices.

    Vamos lá: sem entender muito do assunto podemos fazer uma analogia com um livro (quando queremos poupar tempo e ir direto ao assunto vamos na página inicial (no índice) e buscamos a página que queremos, certo?)

    O erro é dizer que é mais rápido que os índices. Porém, temos 2 tipos de VIEWS e se a comparação fosse entre uma View e uma MATERIALIZED VIEW teria mais sentido.

    A primeira parte da questão trata de uma MATERIALIZED VIEW é uma tabela real no banco de dados que é atualizada SEMPRE que ocorrer uma atualização em alguma tabela usada pela sua consulta. Por este motivo, no momento em que o usuário faz uma consulta nesta visão materializada o resultado será mais rápido que se ela não fosse materializada.

    Basicamente a diferença no uso das duas é essa. A view realiza a consulta no momento que o usuário faz uma consulta nela e a materialized view realiza a consulta no momento em que uma das tabelas consultadas é atualizada.

  • Complementando os comentários dos colegas..

    A View é uma TABELA VIRTUAL derivada de outras tabelas, ou seja, é uma consulta realizada a uma tabela base, liberando a visualização de atributos que são permitidos para o usuário.

    Algumas view's são atualizáveis, estas permitem inserção, exclusão e atualização de registros diretamente de uma View.

    A View por padrão é virtual, não é armazenada, o que é armazenado é a consulta realizada a tabela base.

    PARA NÃO CONFUNDIR:

    (CESPE - Q883803) A diferença entre materialized view e view comum em um banco de dados é o fato de que a primeira é armazenada em cache como uma tabela física, enquanto a segunda existe apenas virtualmente. CERTO

    Vantagens de utilizar View:

    ➢Economia de tempo e retrabalho;

    •Armazenando de visões realizadas anteriormente.

    ➢Velocidade de acesso às informações;

    •Aumenta  velocidade  de  acesso, pois  as  consultas  definidas  anteriormente poderão ser salvas.

    ➢Mascarar a complexidade do banco de dados para o usuário;

    ➢Gerenciamento de permissões simplificado;

    ➢Organizar dados a serem exportados para outros aplicativos

    GAB.: ERRADO.