As células do coração recebem sangue arterial das artérias coronárias, que são as primeiras ramificações da aorta, contornando o coração como uma coroa. A artéria coronária esquerda distribui sangue ao lado esquerdo do coração, ao átrio e ventrículo esquerdo e ao septo interventricular.
A Artéria circunflexa imediatamente após sua origem ela se dirige posteriormente, para passar abaixo da aurícula atrial esquerda e atingir o sulco atrioventricular esquerdo. Portanto a alternativa A está errada.
Após originar a artéria descendente posterior, a artéria coronária direita dominante continua além da crux cordis no sulco atrioventricular esquerdo, onde termina, dando origem ao ramo ventricular posterior. Alternativa B está errada.
Há dois óstios coronarianos, um direito e outro esquerdo, situados nos dois seios aórticos mais próximos do tronco pulmonar e não são definidos como artéria marginal, artéria ventricular posterior e artéria diagonal. Alternativa C está errada.
Embora a massa ventricular irrigada pela esquerda seja maior, a dominância direita é mais frequente. Alternativa D está errada.
Tronco coronário esquerdo origina-se do seio aórtico esquerdo e passa atrás do tronco pulmonar, o tronco coronário esquerdo divide-se em artéria descendente anterior, artéria circunflexa e, em alguns pacientes, o tronco termina em uma trifurcação originando o ramo diagonalis. Alternativa E está correta.
Gabarito do Professor: Letra E.
Bibliografia
Guyton & Hall. Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier, 13ª Edição, 2017.
Andrade JM. Anatomia Coronária com Angiografia por Tomografia Computadorizada Multicorte. Radiol Bras 2006;39(3):233–236.