SóProvas


ID
4864264
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“... Podemos dizer, de forma muito realista, que a inovação e a melhoria dos padrões de cuidado criam novas formas de dano, uma vez que surgem novas maneiras pelas quais o sistema de saúde pode falhar, prejudicando os pacientes.”

(Vincent e Amalberti, 2016).

Em relação à segurança do paciente,

Alternativas
Comentários
  • A PRIMEIRA META INTERNACIONAL DE SEGURANÇA DIZ RESPEITO A IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE, A CIRURGIA EM LOCAL DE INTERVENÇÃO, PROCEDIMENTO E PACIENTE CORRETO É A QUARTA (4ª) META.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre segurança do paciente.

    A) Incorreto. Segundo a Ministério da Saúde e a RDC 36/2013, a definição de evento adverso corresponde ao incidente que resulta em dano à saúde.


    B) Incorreto. As metas internacionais para a segurança do paciente foram estabelecidas de acordo com as 6 maiores causas de danos a saúde relacionada a prestação de assistência direta ao paciente.



    C) Incorreto. No Brasil, os processos pela busca da certificação de qualidade foram aplicados nas instituições publicas e privadas do país.



    D) Correto. Pensando na segurança do paciente como uma estratégia para o mundo, em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente (World Alliance for Patient Safety), com
    objetivo de dedicar atenção ao problema. O Brasil faz parte dessa aliança.


    E) Incorreto. De acordo com a primeira meta internacional de segurança (Meta 4), as instituições devem assegurar cirurgias com local de intervenção e procedimento corretos, evitando, assim, danos ao paciente.


     

    Resposta do Professor: D.

  • PORTARIA Nº 529, DE 1º DE ABRIL DE 2013

    Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

    Art. 4º Para fins desta Portaria, são adotadas as seguintes definições:

    I - Segurança do Paciente: redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde;

    II - dano: comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico;

    III - incidente: evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente;

    IV - Evento adverso: incidente que resulta em dano ao paciente;