SóProvas


ID
4864285
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com Petrônio Garcia Martins e Paulo Renato Campos Alt, em livro intitulado “Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais”, publicado pela editora Saraiva em 2009, para efeitos contábeis, os estoques são classificados em diversas grandes categorias, já que fazem parte de uma parcela expressiva dos ativos das empresas. São elas, com exceção de:

Alternativas
Comentários
  • Eu aconselho escrever essas alternativas certas pra montar caderno de revisão. muito útil
  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos relacionados aos estoques das organizações. Vamos analisar as alternativas em busca da que representa uma categoria que não está relacionada aos estoques.

    Pessoal, no caso desta questão, não farei nenhuma alteração ou complemente nas alternativas que estiverem de acordo com a doutrina citada pela banca, visto que são conceitos bem objetivos e suficientes para responder a praticamente todas as questões que cobrem algum dos conceitos aqui abordados. Os acréscimos ficarão na conta da alternativa que estiver incorreta no que afirma.

    A - correta. Estoque de materiais: são todos os itens utilizados no processo de transformação em produtos acabados. São todos os materiais que a empresa comprou e armazenou para utilizar no processo produtivo;

    B - correta. Estoque de produto em processo: diz respeito aos itens que já entraram no processo produtivo, estão sendo transformados, mas ainda não estão acabados;

    C - correta. Estoque de produto pronto: são os produtos finais da empresa, isto é, estão prontos para venda, sendo também chamados de acabados;

    D - correta. Estoques em trânsito: são todos os produtos que estão sendo transferidos de uma unidade fabril para outra e ainda não chegaram ao seu destino final. Normalmente, são transferências na mesma empresa;

    E - incorreta. O estoque de segurança está no poder do comprador, não do fornecedor. Segundo Fenili (p. 92, 2014), o estoque de segurança pode ser entendido como um estoque adicional capaz de atender a situações imprevisíveis, tais como:

    • atrasos no tempo de reposição;
    • cancelamento do pedido de compras;
    • aumento imprevisto no consumo;
    • rejeição de itens comprados por orientação do controle de qualidade etc.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "E" é a que deve ser marcada como o gabarito da questão.

    GABARITO: E

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 

  • GABARITO: LETRA E

    Segundo Martins e Alt (2009), para efeitos contábeis os estoques são classificados em cinco grandes categorias, já que os mesmos fazem parte de uma parcela expressiva dos ativos das empresas.

    Estoque de materiais: são todos os itens utilizados no processo de transformação em produtos acabados. São todos os materiais que a empresa comprou e armazenou para utilizar no processo produtivo;

    Estoque de produto em processo: Diz respeito aos itens que já entraram no processo produtivo, estão sendo transformados, ainda não estão acabados.

    Estoque de produto pronto: São os produtos finais da Empresa, isto é, estão prontos para venda.

    Estoques em transito: São todos os produtos que estão sendo transferidos de uma unidade fabril para outra e ainda não chegaram ao seu destino final, normalmente são transferências na mesma empresa.

    Estoque em consignação: materiais que estão em poder do fornecedor até que sejam vendidos.

    FONTE: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS ESTOQUES: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE DO SETOR AGRICOLA.

  • Estoque Mínimo ou Estoque de Segurança: é um estoque “adicional”, capaz de cobrir eventuais situações imprevisíveis, tais como:

    ✔ atrasos no tempo de reposição;

    ✔ cancelamento do pedido de compra (por diversos motivos);

    ✔ aumento imprevisto no consumo;

    ✔ rejeição dos itens comprados quando do recebimento (por exemplo, por inconformidade com as especificações),

    ✔ etc.

    Fonte: Enap Didáticos

    gab. E