-
Gab. Letra E
A desnormalização é uma técnica aplicada a bancos de dados relacionais com o objetivo de otimizar a performance de consultas que envolvem muitas tabelas.
-
GABARITO: LETRA E
-
GAB E
A desnormalização é o oposto da normalização. Vale consignar que aquela é irreversível.
"Desnormalização como Decisão de Projeto para Acelerar Consultas. O objetivo final durante a normalização (capítulos 10 e 11) é separar em tabelas os atributos logicamente relacionados para minimizar redundâncias e, desse modo, evitar as anomalias de atualização que levam a uma sobrecarga adicional de processamento para manter a consistência do banco de dados.
Esse objetivo às vezes é sacrificado em função de uma execução mais rápida de consultas e transações que ocorrem freqüentemente. O processo de armazenar o projeto lógico do banco de dados (o qual pode estar em FNBC ou 4FN) em uma forma normal mais fraca, digamos 2FN OU lFN, é chamado de desnormalização."
fonte: Sistema de banco de dados - Navathe
-
Na prática, desnormarlizar evita fazer vários joins, o que melhora a performance
-
Na prática, às vezes é necessário usar a redundância controlada para melhorar o desempenho das consultas.
Por exemplo, podemos armazenar Nome_aluno e Numero_disciplina redundantemente em um arquivo HISTORICO_ESCOLAR ,porque, sempre que recuperamos um registro de HISTORICO_ESCOLAR, queremos recuperar o nome do aluno e o número da disciplina juntamente com a nota, o número do aluno e o identificador de turma.
Colocando todos os dados juntos, não precisamos pesquisar vários arquivos para coletar esses dados. Isso é conhecido como desnormalização.
Navathe