SóProvas


ID
4869532
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Jaguapitã - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às Técnicas de Enfermagem na administração de imunobiológicos, leia as afirmativas e marque a CORRETA:

I. A administração de vacinas por via parenteral não requer paramentação especial para a sua execução. A exceção se dá quando o vacinador apresenta lesões abertas com soluções de continuidade nas mãos. Excepcionalmente nesta situação, orienta-se a utilização de luvas, a fim de se evitar contaminação tanto do imunobiológico quanto do usuário.
II. Para a administração de vacinas, não é recomendada a assepsia da pele do usuário. Somente quando houver sujidade perceptível, a pele deve ser limpa utilizando-se água e sabão ou álcool a 70%, no caso de vacinação extramuros e em ambiente hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • Não sabia dessa galera, mas sempre estamos passíveis de aprender

    Trecho retirado de um site de vacina

    Afinal, é recomendado o uso de luvas para vacinação? Não. Nas diretrizes internacionais e do Ministério da Saúde não exigem o uso de luvas ao administrar vacinas, a menos que a pessoa que administra a vacina entre em contato com fluidos corporais potencialmente infecciosos ou tenha uma lesão aberta na mão.

    Se a pele do cara tiver suja, é agua e sabão ou Alcool 70%, a gente aprende que o Alcool contem substancias que podem neutralizar a vacina, porém nao deixou bem ciente que devemos esperar 30 segundos para esperar o produto secar para poder aplicar a vacina

    Entao todos os itens estao corretos

    LEtra C

  • O alcool 70% deve ser evitado o máximo possível devido sua baixa volatilidade (dificuldade para secar) e baixo poder antisséptico.

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

    Eu não sabia que o álcool tinha um baixo poder antisséptico KKKK nessa vida não sabemos nada mesmo.

  • NA PELE -> ANTISSEPSIA

  • Para a administração de vacinas, não é recomendada a assepsia da pele do usuário. Somente quando houver sujidade perceptível, a pele deve ser limpa utilizando-se água e sabão ou álcool a 70%, no caso de vacinação extramuros e em ambiente hospitalar. 

    Quando usar o álcool a 70% para limpeza da pele, friccione o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, espere mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool no procedimento. 

    A administração de vacinas por via parenteral não requer paramentação especial para a sua execução. A exceção se dá quando o vacinador apresenta lesões abertas com soluções de continuidade nas mãos. Excepcionalmente nesta situação, orienta-se a utilização de luvas, a fim de se evitar contaminação tanto do imunobiológico quanto do usuário.

    • A administração de soros por via endovenosa requer o uso de luvas, assim como a assepsia da pele do usuário.

  • péssima questão, com erros .

  • n entendi nada