SóProvas


ID
487021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos sistemas operacionais que suportam processos, quando há uma mudança de contexto, um processo precisa ser selecionado para ser posto em execução. A seleção é responsabilidade do escalonador, que, uma vez tendo selecionado o processo, tipicamente usa blocos de controle de processos para armazenar dados do processo em execução e para ler dados do processo escolhido a ser posto em execução.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Cada linha de execução tem o mesmo contexto de software e compartilha o mesmo espaço de memória (endereçado a um mesmo processo pai), porém o contexto de hardware é diferente. Sendo assim o overhead causado pelo escalonamento de linha de execução é muito menor do que o escalonamento de processos, entretanto, não há acesso protegido a memória nativamente (sua implementação fica a cargo do programador) devido ao compartilhamento do espaço de memória.
  • Como informação extra, e buscando eliminar quaisquer dúvidas, o bloco de controle de processo (BCP) - em inglês Proccess control block (PCB) - corresponde a uma entrada na tabela de processos, como alguns autores a preferem chamar.

    Tanenbaum, Andrew S. Título: Sistemas Operacionais Modernos. 2ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2003. P. 59.
  • O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em inglês scheduling) é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos, como os de I/O Bound e os computacionalmente intensivos.

    O escalonador de processos de 2 níveis escolhe o processo que tem mais prioridade e menos tempo e coloca-o na memória principal, ficando os outros alocados em disco; com essa execução o processador evita ficar ocioso.

  • Quando um computador é multiprogramado, ele muitas vezes tem múltiplos processos ou threads que competem pela CPU ao mesmo tempo. Essa situação ocorre sempre que dois ou mais processos encontram-se no estado pronto. Se somente uma CPU se encontrar disponível, deverá ser feita uma escolha de qual processo executará. A parte do sistema operacional que faz a escolha é chamada de escalonador, e o algoritmo que ele usa é o algoritmo de escalonamento. Para que um novo processo possa executar, é possível que algum outro processo, que esteja executando, precise ser interrompido. Deve ocorrer o chaveamento do processo, que é salvar o estado do processo que está executando (e será interrompido) a fim de que ele possa retomar sua execução posteriormente de onde parou. O estado do processo é salvo na tabela de processos.
    Referência: Sistemas Operacionais Modernos - Tanembaum - 3ª Edição.