SóProvas


ID
487027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema de arquivos de um sistema operacional é responsável por controlar o espaço de disco alocado e, para esse fim, pode usar técnicas como: a alocação contígua, a ligada e a indexada.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    O sistema operacional Windows pode usar FAT (FAT16), FAT32 ou NTFS, sendo este último o atual e mais usado. Os demais existem para dispositivos de até 2GB e por questões de compatibilidade.
    No Linux é o EXT3 e por compatibilidade aceita o HPFS (IBM OS/2), sendo estes sistemas ilegíveis pelo Windows.
    O desfragmentador de discos procura organizar os dados distribuídos em diversos clusters em locais contíguos, facilitando a busca e leitura dos dados.
  • Contígua:
    Arquivo armazenado em uma única área contígua
    Definição: endereço do 1ºbloco + tamanho do arquivo

    Encadeada (ligada):
    Arquivo armazenado como lista encadeada de blocos
    Definição: ponteiro do 1ºe último bloco do arquivo
    Cada bloco possui ponteiro para próximo bloco

    Indexada:
    Arquivo armazenado em blocos  ->   ponteiros em bloco de índices
    Definição: i-ésima entrada do bloco de índices aponta para o i-ésimo bloco do arquivo

    fonte: www.ime.uerj.br/~clicia/SOI-sistarq.ppt
     
     
     
  • Alocação contínua: é o esquema mais simples de alocação. Armazena cada arquivo em blocos contíguos do disco. Assim, em um disco com blocos de 1 KB, um arquivo com 50 KB seria alocado em 50 blocos consecutivos.
    Alocação por lista encadeada (CESPE chamou de "ligada"): mantém um bloco ligado ao outro por um ponteiro. Um bloco não precisa estar   fisicamente ao lado do outro na memória. A primeira palavra de cada bloco é usada como ponteiro para o próximo. O restante do bloco contém os dados do arquivo. Uma variação deste método é o uso de uma tabela de alocação de arquivos, FAT, viabilizando o acesso direto à memória.
    Alocação indexada: este método reúne todos os ponteiros em um único lugar: o bloco de índice (I-node). Cada arquivo tem seu próprio bloco de índice, que é um vetor de endereços de blocos de disco. A entrada i no bloco de índice aponta para o bloco i do arquivo. O diretório contém o endereço do bloco de índice.
    Referências: Sistemas Operacionais Conceitos e Aplicações - Silberschatz, Galvin e Gagne E Sistemas Operacionais Modernos - Tanembaum.
  • Tenho uma dúvida: Esses métodos seriam para alocação e não controle. O mapa de bits pode ser usado para controle. É isso mesmo?

    O sistema de arquivos de um sistema operacional é responsável por controlar o espaço de disco alocado e, para esse fim, pode usar técnicas como: a alocação contígua, a ligada e a indexada.

  • O sistema de arquivos de um sistema operacional ?

  • complementando o assunto

    os métodos de acesso são : sequencial, direto ( aleatório ) e sequencial-indexado.