SóProvas


ID
487057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de
79 a 90.

O Processo Unificado é iterativo e incremental. Ao final de cada iteração, a qual é um miniprojeto, os modelos que representam o sistema encontram-se em um determinado estado, denominado baseline. As atividades de cada fase de um ciclo de vida podem ser distribuídas entre várias iterações.

Alternativas
Comentários
  • Uma das práticas do processo é dividir grandes projetos em mini-projetos. Cada mini-projeto possui uma iteração, que quase sempre abrange todo o fluxo de trabalho.

    As iterações, nada mais são do que marcos durante a construção de um sistema utilizando o Processo Unificado. Uma iteração normalmente é marcada pela entrega de uma versão executável do sistema e uma reunião formalizada através de uma RTF (Revisão Técnica Formal). Em geral, o resultado de uma iteração é um incremento para o sistema. Entende-se também que uma iteração é como se fosse uma “foto” tirada da aplicação num determinado instante. É um marco indicando o final de um mini-projeto.

    http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=8032
  • De acordo com o seguinte trecho do enunciado - "As atividades de cada fase de um ciclo de vida podem ser distribuídas entre várias iterações" -  não dá a entender que as atividades de cada fase se referem aos fluxos de trabalho - disciplinas? Desta forma, a meu ver a questão estaria, no mínimo, estranha. Pois os fluxos de trabalho podem ser distribuídos, porém não de forma exclusiva. Talvez não querendo cair nas pegadinhas do CESPE, tive o entendimento de que as atividades seriam os fluxos de trabalho e que esses seriam divididos entre as iterações.

    Bons Estudos!

  • Na figura abaixo, exemplos de atividades e artefatos divididos por fase.
    Porém, não há aqui a distinção entre artefados de engrenharia e artefatos gerenciais.
  • Amigo Luciano,

     

    O conceito de baseline como marco de uma iteração é correto mas incompleto. Baselines podem ser criadas ao final de cada iteração (se tornando um marco secundário)  ou ao final de uma fase (se tornando um marco primário).

     

    Completando o entendimento:

    "Uma baseline é uma 'imagem' de uma versão de cada artefato no repositório do projeto. Ela funciona como um padrão oficial básico para os trabalhos subseqüentes. "

     

    Fonte: http://www.funpar.ufpr.br:8080/rup/process/workflow/conf_mgt/co_basel.htm