SóProvas


ID
487060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de
79 a 90.

Os requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo sistema e suas restrições operacionais. O processo de descobrir, analisar, documentar e verificar esses serviços e restrições é denominado engenharia de requisitos. Requisitos de um sistema de software podem ser funcionais, não funcionais ou de domínio.

Alternativas
Comentários
  • Requisitos Funcionais:
    são declarações de funções que o sistema deve fornecer, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como deve se comportar em determinadas situações.
    Requisitos não Funcionais: 
    são restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema (tempo,padrão, etc).
    Requisitos de Domínio:
    originam-se no domínio de aplicação do sistema e refletem características desse domínio. Podem ser funcionais ou não funcionais.

    aula do prof Marcio Victorino

    www.dominandoti.com.br
  • Na minha opnião estaria errada a parte da definição o que é engenharia de requisitos, e caberia recurso.

    Processo de Elicitação e Análise de Requisitos: descobrir, analisar, documentar e verificar

    Processo de Engenharia de Requisitos: Estudo da Viabilidade, Elicitação e Análise, Especificação, Validação e Gerenciamento de Mudança

    Fonte: Engenharia de Software: Sommerville 9th
  • Vários erros na questão:
    1- A definição dada não é de Engenharia de Requisitos, mas sim só de uma etapa dela: Desenvolvimento de Requisitos.
    2- No trecho "Requisitos de um sistema de software podem ser funcionais, não funcionais ou de domínio.", da forma que foi enunciado os requisitos de domínio são uma categoria à parte, como se os requisitos podessem pertencer a uma das três categorias, o que não é verdade. Os requisitos de domínio podem inclusive ser tanto funcionais quanto não-funcionais, como já obervada em comentário anterior.
  • Pessoal, sem paranóia. Para a questão estar certa, basta não estar errada, e não há nenhum erro na questão. Como já foi dito, "os processos de engenharia de requisitos podem incluir quatro atividades de alto nível" (Sommerville, 9a ed, cap. 4.4): estudo de viabilidade (não citado na questão, porém isso não invalida), elicitação e análise (descobrir e analisar), especificação (documenar) e verificação.
    Quanto à classificação, requisitos de domínio é uma categoria de requisitos e ponto.
  • O que me fez errar foi a coerência do texto:
    Requisitos de um sistema de software podem ser funcionais, não funcionais ou de domínio.
    Até como citou Everton, Requisitos de domínio podem ser funcionais ou não funcionais, mas o 'ou' da questão me condicionou a pensar que se ele é um requisito de domínio, não é funcional nem 'não funcional' .
  • Segundo Sommeville 9ª edição pag. 57.

    Os requisitos de um sistema são as descrições do que o sistema deve fazer, os serviços que oferece e as restrições a seu funcionamento. Esses requisitos refletem as necessidades dos clientes para um sistema que serve a uma finalidade determinada, como controlar um dispositivo, colocar um pedido ou encontrar informações. O processo de descobrir, analisar documentar e verificar esses serviços e restrções é chamado de engenharia de requisitos.