SóProvas


ID
4870828
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A distócia de parto é definida como qualquer perturbação no bom andamento do parto em que estejam implicadas alterações em um dos fatores fundamentais que participam do parto. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) classificam as distócias de parto. Sobre essa classificação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pode-se definir distocia como qualquer perturbação no bom andamento do parto em que estejam implicadas alterações em um dos três fatores fundamentais que participam do parto:

    Força motriz ou contratilidade uterina – caracteriza a distocia funcional

    Objeto – caracteriza a distocia fetal

    Trajeto (bacia e partes moles) – caracteriza a distocia do trajeto

    Tipos de distórcia funcionalDistocia por hipoatividade uterina, Distocia por hiperatividade uterina, Distocia por hipertonia, Distocia de dilatação

    DISTOCIA DO TRAJETO

    Deve-se à presença de anormalidades ósseas ou de partes moles, o que gera um estreitamento do canal de parto e dificulta ou até impede a evolução normal do trabalho de parto e a passagem do feto.

    DISTOCIAS ÓSSEAS

    São anormalidades no formato, no tamanho ou nas angulações da pelve, o que torna difícil ou até impede o parto por via vaginal. Para diagnosticá-las, o principal meio de avaliação ainda é clínico, através da pelvimetria, apesar da possibilidade de realização de radiografias de quadril ou ressonância magnética da pelve, para as quais reservamos os casos mais dúbios.