SóProvas


ID
4871275
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 2013, o Ministério da Saúde publicou protocolo para promover a prevenção da ocorrência de úlcera por pressão (UPP) e outras lesões da pele. Em relação à Mudança de decúbito ou reposicionamento, algumas das recomendações foram apresentadas. Analise-as e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:


( ) A mudança de decúbito deve ser executada para reduzir a duração e a magnitude da pressão exercida sobre áreas vulneráveis do corpo.


( ) A frequência da mudança de decúbito será influenciada por variáveis relacionadas ao indivíduo (tolerância tecidual, nível de atividade e mobilidade, condição clínica global, objetivo do tratamento, condição individual da pele, dor e pelas superfícies de redistribuição de pressão em uso).


( ) Avaliar a pele e o conforto individuais. Se o indivíduo não responde ao regime de posicionamentos conforme o esperado, reconsiderar a frequência e método dos posicionamentos.


( ) A mudança de decúbito mantém o conforto, a dignidade e a capacitação funcional do indivíduo.


( ) Se o paciente estiver sentado na cama, manter a cabeceira em ângulo de 50º, evitando a centralização e o aumento da pressão no sacro e no cóccix.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Essa ultima afirmativa é falsa. O protocolo diz que somente em pacientes em VM ou traqueostomizados em ventilação não invasiva é que se usa cabeceira acima de 30°

    A resposta correta seria: V,V,V,V,F

  • Não existe gabarito correto já que o último item está falso.

    De acordo com o Protocolo de Prevenção de Ulcera por Pressão (MS, 2013).

    Se o paciente estiver sentado na cama, evitar elevar a cabeceira em ângulo superior a 30º, evitando a centralização e o aumento da pressão no sacro e no cóccix.