SóProvas


ID
4872919
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os genitores de Rui foram encaminhados pela pediatra da criança para a realização de um psicodiagnóstico. Rui tem 7 anos de idade, é filho único e vinha apresentando comportamentos regredidos, evidenciados principalmente na fala infantilizada e na ação de chupar dedo. A psicóloga, apesar de possuir especialização em avaliação infantil e ter vasta publicação de livros e artigos científicos na área, fez uso de técnicas não científicas, como orientar os pais a enfaixar o dedo do menino. Também recusou-se a emitir para a genitora uma declaração de comparecimento à entrevista de anamnese. Com base nos deveres fundamentais dos psicólogos, descritos no código de ética profissional, analise as assertivas a seguir.


I. "Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia".


II. "Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente".


III."Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional".


IV."Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinente ao bom termo do trabalho".


Pode-se afirmar que a psicóloga descumpriu a(s) conduta(s) expressa(s) no(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • Questão um pouco contraditória, pois não é um DIREITO do paciente ter acesso, quando solicitado, documentos referentes ao atendimento?

    Como pode ter ocorrido uma  prestação de serviços em que tenham sido respeitados os direitos do usuário ou beneficiário?

    Achei um tanto confusa.

  • Até concordo com o comentário de Kunoichi, porém observei a falta de alternativa que traga I, III e IV como corretas. Por estratégia de concurseira, observei que as alternativas que traziam a I como correta, também traziam a II que está nitidamente incorreta, pois a questão deixa claro que a psicóloga tem qualificação profissional. Logo, entendi que a banca considera a assertiva I como incorreta, talvez por considerar outros tipos de direitos e fui pela assertiva em que somente III e IV estão corretas. Numa prova, caberia recurso. Mas ao realizar a prova, precisamos ser estrategistas.

    RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2005

    Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional:

    • "A psicóloga, apesar de possuir especialização em avaliação infantil e ter vasta publicação de livros e artigos científicos na área, fez uso de técnicas não científicas, como orientar os pais a enfaixar o dedo do menino".

    Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinente ao bom termo do trabalho

    • "Também recusou-se a emitir para a genitora uma declaração de comparecimento à entrevista de anamnese."

    Gabarito: D