SóProvas


ID
4873489
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

P.O.T., 35 anos, acompanhando projeto terapêutico singular para transtorno psicótico a esclarecer em Centro de Atenção Psicossocial. Apresenta constantes agitações durante as refeições e, em um desses episódios, apresentou engasgo por objeto estranho. O enfermeiro realizou a manobra de Heimlich, cujos passos são:

Alternativas
Comentários
  • gabarito incorreto. Conforme descrito no Manual MSD - versão para profissionais:

    • Para fazer a manobra de Heimlich, se posicionar atrás da pessoa com asfixia, passar os seus braços em torno da cintura do paciente. Cerrar um dos punhos e colocar entre o umbigo e o processo xifoide. Segurar o punho com a outra mão
    • Aplicar uma compressão firme para dentro e para cima puxando com ambos os membros superiores bem para trás e para cima.
    • Repetir a compressão 6 a 10 vezes, conforme necessário.

    A posição dos braços não é na altura do baixo ventre, e sim na parte superior do abdômen (entre umbigo e processo xifoide).

  • Concordo com o comentário da Danielle Dantas, reli as opções diversas vezes visto que não encontrava a alternativa mais próxima ao descrito nos manuais de estudo.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde mental e primeiros socorros.

    A manobra de Heimlich é posicionar-se atrás do paciente, colocar ambos os braços na altura do baixo ventre, com a mão fechada, posicioná-la com o polegar na altura da cicatriz umbilical do paciente, pressionar o punho com a outra mão e exercer pressão no diafragma do paciente de forma rápida, firme, até que a obstrução seja eliminada, em mecanismo semelhante à tosse (Letra C).

    A) Incorreto. Não há exposição das vias aéreas do paciente para localização do objeto estranho e não se realiza compressões torácicas para desobstrução.



    B) Incorreto. Posicionar-se ao lado do paciente dificulta a realização da manobra e não o tranqüiliza.

    C) Correto.



    D) Incorreto. Não deve-se posicionar a mão com o polegar para fora, acima do processo xifoide, pressionar o punho com a outra mão e exercer pressão no diafragma do paciente de forma rápida, firme.



    E) Incorreto. Não deve posicionar a mão com o polegar para fora, rotacionando a mão até que o polegar localize-se abaixo do processo xifóide. Nunca iniciar compressões torácicas, pois não trata-se de parada cardiorespiratória.


     

    Resposta do Professor: C.

  • Questão que um examinador altamente alcoolizado elaborou. Nada a ver com nada!