Empatia não é ter uma atitude positiva ou um deslocamento de sentimentos para o enfermeiro, mas sim, entender a colocação do outro para poder atuar da melhor maneira possível. Alternativa A e B estão erradas.
Empatia não é agir de forma complascente, permissiva ou minimizar o problema do outro. Empatia é tentar entender o contexto de sofrimento do paciente. Alternativa C e D estão erradas.
A empatia pode ser definida como uma habilidade que envolve entender as experiências e perspectivas interiores do paciente e uma capacidade de comunicar esse entendimento e agir a partir dele. Ou seja, a empatia mais do que se colocar no lugar do outro, é uma percepção acurada dos sentimentos e perspectivas do paciente em relação à situação vivenciada. É a comunicação da própria percepção ao paciente e validação dessa compreensão, atuando com base nisso. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra E.
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.