O adenocarcinoma polimorfo de baixo grau (APBG) é uma neoplasia maligna incomum, a qual ocorre quase que exclusivamente nas glândulas salivares menores. É descrita como uma lesão de crescimento lento, assintomática e de baixa agressividade que, ocasionalmente, pode estar associada à dor e à ulceração.
a) Esses tumores se apresentam como massas sintomáticas, de crescimento rápido, que podem ser ulceradas
O crescimento é lento e a dor é ocasional, não um achado frequente.
b) A histopatologia mostra que há uma proliferação infiltrativa de células do epitélio ductal em um padrão de “fila indiana”, o que pode fazer com que o tumor seja confundido com o carcinoma adenoide cístico.
o Adenocarcinoma polimorfo (ABPG) exibe características histopatológicas semelhantes às do carcinoma adenoide cístico (CAC) e do adenoma pleomórfico (AP), o que pode dificultar seu diagnóstico. Tem sido relatado que o APBG pode ser ocasionalmente confundido com AP ou CAC; entretanto, o AP pode ser diferenciado do APBG devido à sua baixa capacidade de infiltração, e o CAC exibe frequentemente padrão cribiforme, tubular e/ou sólido, e suas células geralmente têm formato cúbico, citoplasma escasso e núcleo hipercromático.
c) GABARITO. O sítio mais comum dessa neoplasia é a junção entre o palato duro e mole.
De fato, o palato é o sítio mais comum desse neoplasia
d) O tratamento para esse tumor é a excisão cirúrgica restrita, com taxa de recorrência relativamente baixa (2%).
O tratamento inicial deve consistir em excisão cirúrgica completa, com possibilidade de associação ao tratamento radioterápico, sendo seu prognóstico bastante favorável.
e) A metátase à distância ocorre frequentemente.
Metástase é rara. Tipo de câncer de baixa agressividade.