SóProvas


ID
4874161
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O adenocarcinoma polimorfo de baixo grau é um tipo de tumor maligno das glândulas salivares que foi descrito pela primeira vez em 1983. Uma vez reconhecido como uma entidade específica, ficou constatado que esse tumor possui aspectos clinicopatológicos próprios. Além disso, o adenocarcinoma polimorfo de baixo grau é o segundo tumor maligno de glândula salivar intra-oral mais comum.

Com relação a essa neoplasia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • adenocarcinoma polimorfo de baixo grau (APBG) é uma neoplasia maligna incomum, a qual ocorre quase que exclusivamente nas glândulas salivares menores. É descrita como uma lesão de crescimento lento, assintomática e de baixa agressividade que, ocasionalmente, pode estar associada à dor e à ulceração.

    a) Esses tumores se apresentam como massas sintomáticas, de crescimento rápido, que podem ser ulceradas

    O crescimento é lento e a dor é ocasional, não um achado frequente.

    b) A histopatologia mostra que há uma proliferação infiltrativa de células do epitélio ductal em um padrão de “fila indiana”, o que pode fazer com que o tumor seja confundido com o carcinoma adenoide cístico.

    o Adenocarcinoma polimorfo (ABPG) exibe características histopatológicas semelhantes às do carcinoma adenoide cístico (CAC) e do adenoma pleomórfico (AP), o que pode dificultar seu diagnóstico. Tem sido relatado que o APBG pode ser ocasionalmente confundido com AP ou CAC; entretanto, o AP pode ser diferenciado do APBG devido à sua baixa capacidade de infiltração, e o CAC exibe frequentemente padrão cribiforme, tubular e/ou sólido, e suas células geralmente têm formato cúbico, citoplasma escasso e núcleo hipercromático.

    c) GABARITO. O sítio mais comum dessa neoplasia é a junção entre o palato duro e mole.

    De fato, o palato é o sítio mais comum desse neoplasia

    d) O tratamento para esse tumor é a excisão cirúrgica restrita, com taxa de recorrência relativamente baixa (2%).

    O tratamento inicial deve consistir em excisão cirúrgica completa, com possibilidade de associação ao tratamento radioterápico, sendo seu prognóstico bastante favorável.

    e) A metátase à distância ocorre frequentemente.

    Metástase é rara. Tipo de câncer de baixa agressividade.