SóProvas


ID
4874815
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lesão neonatal do plexo braquial é uma lesão nervosa periférica devido à tração ou compressão do plexo braquial durante o processo de nascimento.

Assinale a alternativa correta sobre a classificação da lesão nervosa.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem em UTI.

    A lesão neonatal do plexo braquial é uma lesão nervosa periférica devido à tração ou compressão do plexo braquial durante o processo de nascimento.

    A) Incorreto. O prognóstico de recuperação é variável, pois os casos de neuropraxia variam de leve a graves. Sem alteração morfológica neural, definida como bloqueio localizado de condução por alteração metabólica e representada clinicamente por paralisia motora, discreta alteração sensitiva e simpática, apresentando recuperação total ao longo de algumas semanas.


    B) Incorreto. Axonotmese: interrupção axonal, sem lesão do endoneuro, levando a degeneração waleriana distal à lesão. Ocorre regeneração axonal variável orientada pela preservação do endoneuro; o tempo de recuperação depende, acima de tudo, da distância da lesão aos efetores (basicamente à placa motora muscular).


    C) Correto. Na neurotmese a regeneração axonal não ocorre de forma espontânea, sendo indicada intervenção cirúrgica quando possível. 


    D)
    Incorreto. Conforme descrito na letra B.


    E) Incorreto. Conforme descrito na letra A e B.

     

    Resposta do Professor: C.

    Referencia: GALBIATTI, José Antonio; CARDOSO, Fabrício Luz; GALBIATTI, Marília Gabriela Palacio. Paralisia obstétrica: De quem é a culpa? Uma revisão sistemática de literatura. Rev. bras. ortop.,  São Paulo ,  v. 55, n. 2, p. 139-146,  Apr.  2020 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext...>. access on  15  Jan.  2021.  Epub May 15, 2020.  https://doi.org/10.1055/s-0039-1698800.

  • A neuropraxia é o bloqueio fisiológico do nervo, sem nenhuma interrupção anatômica. Bebês que sofrem esse tipo de lesão no parto se recuperam espontaneamente, porque a neuropraxia tende a desaparecer em 4 a 6 semanas.

    Axonotmesis consiste de interrupção anatômica do axônio, sem interrupção ou interrupção parcial somente da estrutura do tecido conetivo. Esse tipo de lesão requer um novo desenvolvimento do axônio até o músculo, a necessidade de um processo cirúrgico vai depender de um número de axônios acometidos. No lactente a regeneração ocorre no período de 12 a 18 meses.

    Neurotmesis consiste da completa destruição anatômica do axônio e de todo o tecido conectivo ao redor (ruptura do nervo). Esse tipo no momento do parto é o considerado mais grave, sem chance de recuperação espontânea, sendo necessário uma intervenção cirúrgica precoce.