SóProvas


ID
4875316
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Diversas técnicas podem ser aplicadas para termos uma agricultura sustentável, entre elas, a utilização

Alternativas
Comentários
  • A) Se são companheiras não tem efeito ALELOPÁTICO (ANTAGÔNICO)

    B) Se é REPELENTE NÃO ATRAI insetos

    D) O erro consiste em afirmar que não utiliza esterco animal e faz compostagem, apenas, vegetal

    E) O conceito é de PERMACULTURA, não de biodinâmica.

  • Não entendi o pq da alternativa certa é a letra C, uma vez que ao utilizar plantas antagônicas no sistema agrícola pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas interferindo negativamente na agricultura sustentável

  • GABA. C

    Não entendi o porquê então fui pesquisar:

    A alelopatia é a capacidade das plantas produzirem substâncias químicas que, liberadas no ambiente de outras, influenciam de forma favorável ou desfavorável o seu desenvolvimento. Na agroecologia são utilizados os termos “plantas companheiras” e “plantas repelentes” ou “antagônicas. As plantas companheiras referem-se às espécies ou famílias de plantas que se ajudam e complementam mutuamente, seja na utilização de água, luz e nutrientes ou mediante interações bioquímicas. Exemplo: tomate e morango. As plantas antagônicas são aquelas com capacidade de inibir o crescimento e o desenvolvimento de outras, por meio da liberação de certas substâncias no ambiente (solo, ar). Exemplo: tomate e batata.

    A utilização de plantas com efeitos alelopáticos ou barreira física (quebra-ventos) é uma prática preventiva de controle na produção agrícola, fazendo parte do manejo de pragas e doenças das culturas e também de plantas espontâneas. Por meio da associação ou consórcio de plantas companheiras é possível obter efeitos positivos, com aumento da produtividade e manutenção da qualidade do solo.

    A permacultura, também chamada de agricultura permanente, foi criada na segunda metade dos anos 70 na Austrália. As espécies vegetais são dispostas da forma mais próxima possível dos ecossistemas naturais e integradas com animais e florestas, baseando-se em princípios agroecológicos.

    A agricultura biodinâmica é um sistema de manejo agrícola baseada nos princípios da Antroposofia, sistema filosófico e prático de desenvolvimento do ser humano desenvolvido por Ruldof Steiner no início do século XX. A utilização de conhecimentos astronômicos nas atividades agrícolas e criações animais, bem como a interação de forças espirituais (ou energias sutis) com plantas, animais e o homem são características deste sistema. A diversificação da produção, a integração entre as atividades e auto sustentabilidade da propriedade são princípios básicos desta forma de manejo.

    FONTE: http://arquivo.ambiente.sp.gov.br/cea/2014/11/13-agricultura-sustentavel1.pdf