SóProvas


ID
4876849
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cicatrização da ferida cirúrgica pode ocorrer por diferentes mecanismos, dependendo da sua condição. Esses mecanismos compreendem a cicatrização por primeira, segunda e terceira intenções.

Considerando cada uma destas fases, analise as afirmativas a seguir.

I. A cicatrização por primeira intenção ocorre em feridas assépticas que são adequadamente fechadas e cicatrizam-se com pouca reação tissular, por união primária.
II. A cicatrização por segunda intenção ou sutura secundária é usada para feridas profundas que não foram suturadas anteriormente ou naquelas em que as bordas se romperam e não foram ressuturadas.
III. A cicatrização por terceira intenção, também chamada de granulação, ocorre em feridas infectadas ou nas feridas em que as bordas não foram aproximadas. 

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  •  Cicatrização por primeira intenção: ocorrem em feridas realizadas de maneira asséptica, com um mínimo de destruição tecidual e que são devidamente fechadas (bordas coaptadas - união primária), cicatrizando com pouca reação tecidual. O tecido de granulação não é visível.  Cicatrização por segunda intenção: acontece em feridas nas quais as bordas não foram aproximadas com perda excessiva de tecido com a presença ou não de infecção. A aproximação primária das bordas não é possível. As feridas são deixadas abertas e se fecharão por meio de contração e epitelização.  Cicatrização por terceira intenção: designa a aproximação das margens da ferida (pele e subcutâneo) após o tratamento aberto inicial. Isto ocorre principalmente quando da existência de infecção, que deve ser tratada primeiramente, para então ser suturada posteriormente.

  • cicatrização por segunda intenção ou sutura secundária, NÃO EXISTE SUTURA NA CICATRIZAÇÃO POR SEGUNDA INTENÇÃO.

  • Classificação quanto ao Tipo de Cicatrização:

    Feridas de cicatrização de primeira intenção:

    Não existe destruição de tecidos, as bordas da pele ficam sobrepostas. Esse é o propósito das feridas que são fechadas cirurgicamente com condições de assepsia e sutura das bordas.

    Feridas de cicatrização por segunda intenção:

    Nessa situação já houve perda de tecidos e as bordas da derme ficam comprometidas. A cicatrização é mais lenta do que primeira intenção.

    cicatrização por segunda intenção ou sutura secundária, NÃO EXISTE SUTURA NA CICATRIZAÇÃO POR SEGUNDA INTENÇÃO. Pode ser uma deiscência de ferida que tem que cicatrizar por segunda intenção.

    Feridas de cicatrização por terceira intenção:

    Corrige-se por meio de cirurgia depois da formação de tecido de granulação, com objetivo de melhores efeitos funcionais e estéticos.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • TIPOS DE CICATRIZAÇÃO

    PRIMEIRA INTENÇÃO: feridas realizadas de maneira asséptica; destruição tecidual mínima; devidamente fechada. Ex. feridas operatórias;

    SEGUNDA INTENÇÃO: perda tecidual excessiva, SEM aproximação primária das bodas; presença ou não de infecção. As feridas são deixadas abertas e se fecham por contração e epitelização;

    TERCEIRA INTENÇÃO: feridas exposta à infecção ou aos dispositivos médicos e precisam de tratamento inicial para posteriormente a aproximação das bordas cirurgicamente;