SóProvas


ID
4876918
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre os indicadores de saúde, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) é considerada um dos mais sensíveis à situação de saúde e da condição social de uma população.

Com relação à TMI é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  Taxa de Mortalidade Infantil (TMI): é

    Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

    mortalidade infantil compreende a soma dos óbitos ocorridos nos períodos

    neonatal precoce (0-6 dias de vida),

    neonatal tardio (7-27 dias) e 

    pós-neonatal (28 dias e mais).

  • Sobre as alternativas D e E.

    Conforme melhora o nível de desenvolvimento de uma região, a mortalidade infantil diminui e os óbitos tendem a se concentrar próximos ao período neonatal (entre 0 e 27 dias de vida). As causas da mortalidade no período neonatal se relacionam com as condições da gestação e do parto, sendo particularmente influenciadas pela qualidade da assistência ao pré-natal e ao parto (a letra E tá errada pois fala que destacam-se as anomalias congênitas). Quanto mais próximas do momento do nascimento (período neonatal precoce, de 0 a 6 dias de vida), mais forte será a influência das condições de nascimento (especialmente peso ao nascer e idade gestacional) e da assistência neonatal para a sobrevivência infantil.

    Já as causas da mortalidade no período pós-neonatal, cujos principais exemplos são a diarreia e a pneumonia, relacionam-se com as condições socioeconômicas e ambientais, sobretudo nutrição e agentes infecciosos (VERMELHO; LEAL; KALE, 2005).

    Gabarito D