SóProvas


ID
4877092
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação do risco potencial de desenvolvimento de úlceras de pressão é extremamente importante para evitar o surgimento ou agravamento do quadro. Quando uma área de pressão é observada, o enfermeiro deve registrar o tamanho e a localização, descrevendo seu aspecto e gravidade. Marque a alternativa que apresenta características correspondentes ao estágio II da úlcera de pressão:

Alternativas
Comentários
  • Lesão por Pressão Estágio 1: Pele íntegra com eritema que não embranquece

    Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura.

    Lesão por Pressão Estágio 2: Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme

    Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. O leito da ferida é viável, de coloração rosa ou vermelha, úmido e pode também apresentar-se como uma bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida. O tecido adiposo e tecidos profundos não são visíveis.

    Lesão por Pressão Estágio 3: Perda da pele em sua espessura total

    Perda da pele em sua espessura total na qual a gordura é visível e, frequentemente, tecido de granulação e epíbole (lesão com bordas enroladas) estão presentes. Esfacelo e /ou escara pode estar visível. A profundidade do dano tissular varia conforme a localização anatômica; áreas com adiposidade significativa podem desenvolver lesões profundas. Podem ocorrer descolamento e túneis. Não há exposição de fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem e/ou osso. Quando o esfacelo ou escara prejudica a identificação da extensão da perda tissular, deve-se classificá-la como Lesão por Pressão Não Classificável.

    Lesão por pressão Estágio 4: Perda da pele em sua espessura total e perda tissular

    Perda da pele em sua espessura total e perda tissular com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso. Esfacelo e /ou escara pode estar visível. Epíbole (lesão com bordas enroladas), descolamento e/ou túneis ocorrem frequentemente. A profundidade varia conforme a localização anatômica. Quando o esfacelo ou escara prejudica a identificação da extensão da perda tissular, deve-se classificá-la como Lesão por Pressão Não Classificável.