SóProvas


ID
4877161
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, a principal estratégia utilizada para detecção precoce e rastreamento do câncer do colo do útero é a realização da coleta de material para exame citopatológico cérvico‐vaginal e microflora, conhecido popularmente como exame preventivo do colo do útero ou exame de Papanicolaou. De acordo com o Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e assinale a opção correta no que se refere à realização do exame preventivo:

Alternativas
Comentários
  • A Reunião de Consenso, realizada em 1988 pelo MS, contou com a participação de diversos especialistas internacionais e nacionais, representantes de sociedades científicas e de diversas instâncias ministeriais. Esse evento definiu que, no Brasil, o exame citopatológico deveria ser priorizado para mulheres de 25 a 60 anos, uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos (INCA, 1988).

  • 25 a 64 anos

  • Mulheres menstruadas devem evitar a coleta, pois a presença de sangue pode prejudicar o exame (aguardar 5⁰ dias pós termino). gestantes podem coletar até o 7⁰ mês de gestação (só a ectocervice, mas se a gestante tiver vínculo frágil pode coletar endo e ecto) histerectomizadas por lesões benignas podem ser excluídas, mas as com lesões malignas ou precursoras de CA deverão ser acompanhadas (cerca de 5 anos) de acordo com a lesão. indicado para mulheres de 25 a 64 anos, 2 negativos, com intervalo anual, pode ter intervalo de 3 anos
  • O exame não deve ser feito no período menstrual, esperar o quinto dia após o fim. Se for a única oportunidade, coletar e utilizar ácido acético 2%.

    Pode ser feito em qualquer período gestacional, preferencialmente até os sétimo mês, com espátula de ayres, não usar escova endocérvical. GESTANTE COM VÍNCULO FRÁGIL FAZER COLETA COMPLETA.

    Histerectomia SUB-TOTAL, seguir rotina, TOTAL não faz, exceto se a causa foi por lesão precursora.