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ID
4878745
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O texto a seguir contém a definição de um dos chamados padrões de projeto (design pattern) GoF:


“Uma maneira de notificar mudanças de estado para um grupo de objetos interessados nessas mudanças. Define uma dependência um para muitos entre objetos de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. Este é um padrão comportamental.”


Este padrão é denominado

Alternativas
Comentários
  • Para quem ficou na dúvida entre STATE e OBSERVER:

    STATE: Permite que um objeto mude seu comportamento quando seu estado interno mudar. Introduz uma classe abstrata que representa os diversos estados desse objeto.

    OBSERVER (resposta correta): Define uma dependência entre os objetos de forma que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. Ex: padrão MVC

    Fonte: meus resumos.

  • Uma dica para não confundir State e Observer é o fato de que, este tem como objetivo alcançar múltiplos objetos (um para muitos), enquanto esse altera o comportamento do objeto com base na mudança de estado interno. Desta forma, fica fácil diferenciar os dois.