SóProvas


ID
4879744
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolode rede que roda sobre o TCP/IP e que permite organizar os recursos de rede em forma de uma árvore de diretório, onde se tem primeiramente o diretório raiz, em seguida a rede da empresa, o departamento e , por fim, o computador do funcionário e os recursos de rede (arquivos, impressoras, etc.) compartilhados por ele. A árvore de diretório pode ser criada de acordo com a necessidade. O LDAP pode ser usado em qualquer tipo de rede TCP/IP e é um padrão aberto, permitindo que existam produtos para várias plataformas. Uma das suítes mais usadas é o OpenLDAP (GPL). Uma vez instalado, o OpenLDAP possui as seguintes características:


I. Pode ser configurado através de um arquivo X, encontrado no diretório /etc.

II. O servidor é um daemon Y.

III. O cliente é W, originalmente um utilitário de modo texto, mas que pode trabalhar em conjunto com vários front-ends gráficos.


X, Y e W são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • OpenLDAP é uma suíte de aplicativos LDAP open-source, que inclui todas as ferramentas necessárias para fornecer um serviço de diretório LDAP em um ambiente de rede (clientes, servidores, utilitários e ferramentas de desenvolvimento), disponível para várias plataformas (Linux, Solaris, MacOS).

    Ele implementa a versão 3 do LDAP, a versão mais recente do protocolo e que é o padrão atualmente, e suporta LDAP em IPv4, IPv6 e Unix IPC. O projeto OpenLDAP é uma continuação do servidor LDAP da Universidade de Michigan.

    O OpenLDAP possui suporte a threads para aumentar a performance de seu servidor, reduzindo o overhead requerido para atender as múltiplas requisições que chegam dos clientes. daemon que implementa o servidor LDAP é o slapd. Além desse daemon, existe um outro, o slurpd, que é usado quando se deseja fornecer um serviço replicado de diretório.

    O OpenLDAP fornece várias opções para segurança, como suporte a TLS, SSL e SASL. Além disso, o acesso às informações pode ser restrito baseado na topologia da rede, endereços IP, nome de domínio e outros critérios. O slapd pode ser configurado para servir a múltiplos bancos de dados ao mesmo tempo, ou seja, um único servidor slapd pode responder a requisições de várias porções diferentes da árvore LDAP, usando o mesmo ou vários backends de base de dados.

    O OpenLDAP vem com várias opções de backends de armazenamento. Eles incluem BDB, um backend transacional de alta performance; HDB, um backend transacional hierárquico de alta performance; LDBM, um backend leve baseado no DBM; SHELL, uma interface de backend para scripts shell arbitrários; e PASSWD, uma interface simples de backend para o arquivo . Os backends BDB e HDB utilizam o BD Sleepycat Berkeley. O LDBM utiliza o Berkeley ou o GDBM.

  • Alternativa correta: C.

    .

    Fonte da questão: https://www.hardware.com.br/termos/ldap

    .

    Uma vez instalado, o OpenLDAP pode ser configurado através do arquivo sldap.conf, encontrado no diretório /etc. O servidor é o daemon sladap e o cliente o ldapsearch, que é originalmente um utilitário de modo texto mas que pode trabalhar em conjunto com vários front-ends gráficos.