SóProvas


ID
4885210
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao utilizar a internet, adotar uma postura preventiva é tão importante quanto qualquer outra medida de segurança. Sobre tal postura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Ser cuidadoso ao clicar em links, independente de como foram recebidos e de quem os enviou.

( ) Em acessos a sites que envolvam a transmissão de informações sigilosas, o protocolo HTTP é o mais indicado por oferecer criptografia.

( ) Utilizar a mesma senha para todos os sites acessados, pois se evita que as senhas sejam esquecidas.

( ) Não considerar que mensagens vindas de conhecidos são sempre confiáveis, pois podem ter sido enviadas de contas falsas ou invadidas.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    (V) Ser cuidadoso ao clicar em links, independente de como foram recebidos e de quem os enviou.

    (F) Em acessos a sites que envolvam a transmissão de informações sigilosas, o protocolo HTTP é o mais indicado por oferecer criptografia. (o correto é HTTPS)

    (F) Utilizar a mesma senha para todos os sites acessados, pois se evita que as senhas sejam esquecidas. (nada disso, o correto é mudar as senhas)

    (V) Não considerar que mensagens vindas de conhecidos são sempre confiáveis, pois podem ter sido enviadas de contas falsas ou invadidas.

  • Assertiva A

    V, F, F, V

    ( ) Ser cuidadoso ao clicar em links, independente de como foram recebidos e de quem os enviou.

    ( ) Em acessos a sites que envolvam a transmissão de informações sigilosas, o protocolo HTTP é o mais indicado por oferecer criptografia.

    ( ) Utilizar a mesma senha para todos os sites acessados, pois se evita que as senhas sejam esquecidas.

    ( ) Não considerar que mensagens vindas de conhecidos são sempre confiáveis, pois podem ter sido enviadas de contas falsas ou invadidas.

  • A questão aborda conhecimentos gerais acerca das recomendações para assegurar a segurança da informação.

     

    Item I – O usuário deve ser cuidadoso ao abrir links, uma vez que esses podem redirecioná-lo a sites falsos ou permitir que malwares infectem a máquina. O usuário deve estar atento, inclusive, aos links recebidos por pessoas conhecidas, uma vez que essas podem ter sido infectadas por um malware e estarem propagando algum tipo de malware sem seu conhecimento.

    Item II - O protocolo HTTP (em português Protocolo de Transferência de Hipertexto) é o responsável pela transferência de hipertextos, ou seja, é o protocolo que permite abrir páginas da Internet. Já o protocolo HTTPS é a junção do protocolo HTTP + SSL, que proporciona uma camada de segurança maior nas atividades do usuário, uma vez que as conexões realizadas são criptografadas, sendo, portanto, o protocolo mais indicado para a transmissão de dados confidenciais.

    Item III – Não é recomendado que o um usuário utilize a mesma senha para todos os sites acessados, uma vez que, caso um criminoso virtual descubra sua senha, ele terá acesso a todas as contas do usuário.

    Item IV – O usuário deve estar atento, inclusive, aos links recebidos por pessoas conhecidas, uma vez que essas podem ter sido infectadas por um malware e estarem propagando algum tipo de malware sem seu conhecimento.

     

    Gabarito – Alternativa A.

  • o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é um protocolo, ou seja, uma determinada regra que permite ao seu computador trocar informações com um servidor que abriga um site.

    Isso quer dizer que, uma vez conectados sob esse protocolo, as máquinas podem receber e enviar qualquer conteúdo textual – os códigos que resultam na página acessada pelo navegador.

    O problema com o HTTP é que, em redes Wi-Fi ou outras conexões propícias a phishing (fraude eletrônica) e hackers, pessoas mal intencionadas podem atravessar o caminho e interceptar os dados transmitidos com relativa facilidade.

    Portanto, uma conexão em HTTP é insegura.

    Nesse ponto entra o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor.

    Em sites com endereço HTTPS, a comunicação é criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados. É como se cliente e servidor conversassem uma língua que só as duas entendessem, dificultando a interceptação das informações.

    Para saber se está navegando em um site com criptografia, basta verificar a barra de endereços, na qual será possível identificar as letras HTTPS e, geralmente, um símbolo de cadeado que denota segurança.

    Além disso, o usuário deverá ver uma bandeira com o nome do site, já que a conexão segura também identifica páginas na Internet por meio de seu certificado.