SóProvas


ID
4885261
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Por importância operacional, a classificação XYZ é um tipo (ou critério) de classificação de materiais e avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1 - Classe X

2 - Classe Y

3 - Classe Z


( ) Materiais que não podem ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

( ) Materiais cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

( ) Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    3, 1, 2

    (3 - Classe Z) Materiais que não podem ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    (1 - Classe X) Materiais cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    (2 - Classe Y) Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

     

    A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

    Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

     

     

     

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre a classificação dos materiais segundo a sua importância operacional. Vejamos quais são as principais características das classes dos materiais e em seguida teremos a sequência correta a ser marcada em uma das alternativas.

     A classificação XYZ ou por importância operacional avalia o grau de imprescindibilidade do item para o bom desempenho das atividades da organização. As classes são assim definidas:

    ◼ Classe X: são materiais de baixa criticidade, sua falta, por isso, não implica em problemas nas atividades organizacionais. No caso de falta, podem ser encontrados com facilidade no mercado. Nada de paralisações, risco à segurança, ambiental e patrimonial.

    ◼ Classe Y: materiais de criticidade mediana/ intermediária. Podem ser substituídos com relativa facilidade.

    ◼ Classe Z: nessa classe estão os materiais de máxima criticidade, são indispensáveis para o bom desempenho das atividades da organização. Diferente dos outros, não pode ser substituído facilmente por equivalentes tão rapidamente sem que acarrete prejuízos significativos. A falta de materiais dessa classe provoca a paralisação do processo produtivo, pode, ainda, colocar em risco a segurança das pessoas, do ambiente ou o patrimônio da empresa.

    Tendo as informações acima como referência, concluímos que a sequência correta é:

    (3) Materiais que não podem ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    (1) Materiais cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    (2) Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    Tendo isso em vista, podemos assinalar a alternativa "C".

    GABARITO: C

    Fonte: FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014. 

  • Só para complementar, como diz prof. Rodrigo Renó, o Z é o zoado. Se faltar zoa a empresa toda. Não pode faltar.

  • Quanto à criticidade (importância operacional - XYZ)

    Materiais críticos são aqueles que servem de reposição para um equipamento ou grupo de equipamentos, caso venham a ser necessário. Seu uso não é corrente, mas na sua falta, a organização poderia parar a produção no dia que precisar.

    • Classe X - Os itens dessa classe são os materiais de baixa criticidade
    • Classe Y - Grau médio/intermediário de criticidade
    • Classe Z - Máxima criticidade, são imprescindíveis pro funcionamento da organização e não podem ser substituídos por outros equivalentes.
  • ABC: do mais crítico para o menos crítico

    XYZ: do menos crítico para o mais crítico

  • GAB C!

    CLASSE Z - Materiais que não podem ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    CLASSE X - Materiais cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    CLASSE Y - Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    • CLASSE X:
    1. A aplicação não é muito importante;
    2. São adquiridos facilmente;
    3. Baixa criticidade.

    • CLASSE Y:
    1. Importância média;
    2. Com ou sem similar na empresa;
    3. Média criticidade.

    • CLASSE Z:
    1. Materiais vitais;
    2. Logo, se faltarem: irão paralisar a produção ou causar danos grandes;
    3. Alta criticidade.