SóProvas


ID
4886821
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a deterioração do concreto armado, na coluna da esquerda estão citados mecanismos de deterioração e na da direita, os efeitos desses mecanismos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Ataque por sulfatos.
2 - Ataque por cloretos.
3 - Carbonatação do concreto.
4 - Lixiviação do concreto.

( ) O composto existente no ar penetra no concreto através dos poros e reage formando compostos que diminuem a alcalinidade a níveis insuficientes para proteger a armadura da corrosão.
( ) Os íons reagem com a pasta de cimento originando hidróxidos e aluminatos que expandem e exercem pressões na pasta de cimento produzindo fissuras.
( ) Processo de dissolução e transporte dos produtos solúveis da matriz de cimento hidratado para a superfície do elemento da estrutura devido à passagem de água.
( ) Rompe a camada passivadora protetora da armadura gerando corrosão por processo eletrolítico.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    Carbonatação : a carbonatação do concreto pode ser definida como um processo físico-químico entre o gás carbônico (CO2) presente na atmosfera e os compostos da pasta de cimento. ( composto no ar só pode ser gás carbonônico ).

  • Lixiviação → É quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto. Material branco é o carbonato de cálcio resultante de reação entre o hidróxido de cálcio lixiviado e o CO da atmosfera.

    Carbonatação → A carbonatação é um processo químico de neutralização do concreto (redução do pH de valores próximos a 12 para valores inferiores a 10). Essas reações são acompanhadas de uma redução no valor do pH da água do extrato aquoso dos poros do concreto, para valores de pH próximos a 9; assim, tem-se uma grande probabilidade da manifestação do fenômeno da corrosão da armadura e destacamento do concreto.

  • (3 - Carbonatação do concreto) O composto existente no ar penetra no concreto através dos poros e reage formando compostos que diminuem a alcalinidade a níveis insuficientes para proteger a armadura da corrosão.

    (1 - Ataque por sulfatos) Os íons reagem com a pasta de cimento originando hidróxidos e aluminatos que expandem e exercem pressões na pasta de cimento produzindo fissuras.

    (4 - Lixiviação do concreto) Processo de dissolução e transporte dos produtos solúveis da matriz de cimento hidratado para a superfície do elemento da estrutura devido à passagem de água.

    (2 - Ataque por cloretos) Rompe a camada passivadora protetora da armadura gerando corrosão por processo eletrolítico.

  • O famoso Co² no concreto (carbonatação)