SóProvas


ID
4886863
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a cura dos concretos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Cura é o nome dado aos procedimentos utilizados para favorecer a hidratação do cimento. Consiste no controle da temperatura e do movimento da água de dentro para fora ou de fora para dentro do concreto.
( ) A função da cura é manter o concreto saturado, ou o mais próximo possível da saturação, até que o espaço ocupado pela água da pasta do cimento tenha sido preenchido pelos produtos da hidratação do cimento.
( ) Os concretos mantidos em cura úmida até os 14 dias de idade apresentam resistência final igual aos concretos mantidos em cura úmida contínua, ambos em condições normais de temperatura.
( ) O aumento da temperatura na cura do concreto aumenta a velocidade das reações de hidratação e, desse modo influi beneficamente na resistência do concreto nos primeiros 7 dias, sem grande prejuízo na resistência final.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa prova foi o terror, aff.

    1ª assertiva - CERTA. Bauer (2008) define cura do concreto como um conjunto de medidas para evitar a evaporação da água utilizada na mistura do concreto e que deverá reagir com o cimento, hidratando-o.

    2ª assertiva - CERTA. Bom, uma vez que a cura tem a missão de evitar a evaporação da água do concreto, pode-se considerar essa afirmação como correta também. Um concreto mal curado pode aparecer fissuras e estar sujeitos a agentes deletérios.

    3ª assertiva - INCORRETA. Bauer (2008) mostra que quanto maior é o tempo de cura, maior será a resistência do concreto, sendo que a resistência do concreto saturado é maior do que aquele seco ao ar.

    4ª assertiva - CERTA. Bauer (2008) fala que a temperatura de cura ideal está entre 15 e 35ºC. Um aumento de temperatura nessa faixa é benéfico para a resistência do concreto, desde de que ele seja conservado úmido por um período de tempo suficientemente longo. A NBR 14931(2004) permite a aceleração da cura por tratamento térmico e uso de aditivos, mas proíbe o uso de cloreto de cálcio.