SóProvas


ID
4886869
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os sistemas de proteção e combate a incêndio, analise as afirmativas.

I - A Reserva Técnica para Incêndio deve ser prevista para permitir o primeiro combate, durante determinado tempo e, após este tempo, considera-se que o Corpo de Bombeiros mais próximo atuará no combate, utilizando o sistema da edificação ou outros meios de abastecimento.
II - Todas as portas das salas com capacidade acima de 50 pessoas devem abrir no sentido do trânsito de saída da sala.
III - A compartimentação é uma medida de proteção constituída de elementos construtivos corta-fogo, separando ambientes, de tal modo que o incêndio fique contido no local de origem.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da II e falar que só acima de 50 pessoas as portas devem abrir pro lado de fora... ou sentido de transito...

    e na verdade toda porta de emergência deve abrir apenas para fora/sentido de transito...

  • 23.2.2 O sentido de abertura da porta não poderá ser para o interior do local de trabalho. (não especifica número de pessoas)

  • NBR 9077 - Saídas de emergência em edifícios:

    4.5.4 Portas

    4.5.4.1 As portas das rotas de saída e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas e em comunicação com os acessos e descargas devem abrir no sentido do trânsito de saída.

    Na minha interpretação, somente as salas com capacidade > 50 pessoas que estão em comunicação com acessos e descargas necessitam de abrir no sentido do trânsito de saída, tornando o item II incorreto.

  • Superior a 50 pessoas é obrigatório ser para fora.

    Inferior a 50 pessoas (pode ser para dentro), desde que não seja em local de rota de fuga.

    Conforme Especificação NBR 11.742 acerca de portas corta-fogo para saídas de emergências

    1.2. As portas corta-fogo para saídas de emergências são indicadas para instalação nos seguintes locais, conforme recomendações constantes em 4.9: b) entrada de escritórios e apartamentos; e) locais de acesso restrito, que se comunicam diretamente com rotas de fuga; 4.7 Instalação As portas devem ser instaladas de modo que a abertura da(s) folha(s) se processe no sentido de evasão.

    Nos casos previstos em 1.2-b) e e), se necessário, podem abrir no sentido contrário ao da evasão, desde que o número de pessoas que tenham que utilizá-las, em caso de fuga, não seja superior a 50. Nesse caso, a porta não deve intervir na rota de fuga.

    NORMA TÉCNICA DO CBM - MT

    5.4.4 Portas de saídas de emergência

    5.4.4.1 As portas das rotas de fuga e das salas com capacidade acima de 100 pessoas devem abrir no sentido do trânsito de saída.

    5.4.4.1.1 Ficam dispensadas do item 5.4.4.1 as edificações com população máxima de 50 pessoas.

    Agora fica a missão de saber qual é a referência. rs