GABARITO: ITEM B. Há diferença entre instrução e treinamento.
Instrução: Baseada em objetivos instrucionais. Transmite conhecimentos, habilidades e atitudes simples em eventos de curta duração como aulas ou ainda por manuais, cartilhas e roteiros.
Treinamento: Ações educacionais de curta e média duração (cursos, oficinas etc.). Consiste na aquisição ou modificação do comportamento voltado para melhorar o desempenho no trabalho.
Treinamento de pessoas ::: Programa de curto prazo;
Imediatismo nos resultados;
Preparação para o cargo;
Foca no Presente.
Desenvolvimento de pessoas ::: Programa de médio prazo;
Resultados mediatos;
Preparação para a carreira;
Foca no Futuro.
O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro fases:
Diagnóstico: levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas e satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
Desenho: elaboração do projeto ou do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
Implementação: execução e condução do programa de treinamento.
Avaliação: verificação dos resultados obtidos com o treinamento
Fonte: Gedilson Lima, outro comentário no qconcursos.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os processos de treinamento e desenvolvimento. Neste caso, assinalemos a alternativa incorreta sobre o assunto.
Segundo Chiavenato (2014, p.309, 310), o conceito de treinamento pode assumir vários significados, sendo alguns deles listados a seguir:
- É o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos.
- É o processo de ensinar aos novos empregados as habilidades básicas de que necessitam para desempenhar seus cargos.
- É o processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais. O treinamento está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar com sucesso suas principais habilidades e capacidades.
Por outro lado, o desenvolvimento tem uma preocupação com o futuro. Segundo Chiavenato (2014, p.351), "o desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e a orientação para o futuro do que o treinamento". E diferente do treinamento, que se preocupa com a tarefa, o desenvolvimento está mais focalizado no crescimento pessoal do empregado e visa à carreira futura, não somente ao cargo atual.
É no conceito de treinamento que vemos a ideia de preparar o colaborador para desempenhar as funções do cargo da melhor maneira possível. Sendo considerado uma maneira de agregar valor tanto às quanto à organização e, consequentemente, aos seus clientes. Uma diferença significativa em relação aos processos de desenvolvimento é o momento em que ocorre. Ao passo que o desenvolvimento é orientado para o futuro (foco nos cargos a serem ocupados), o treinamento se preocupa com o presente, visando o cargo atual e como melhorar as habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a que atende ao comando da questão, por inferir que não há diferença entre os processos.
GABARITO: B
Fonte:
Chiavenato, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.