Quanto maior a sensibilidade ISO utilizada, menor é o efeito granulado.
Também conhecida como velocidade ISO ou simplesmente ISO (sigla de International Standards Organization), é a medida que indica a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente, ou seja, quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade do sensor à luz, e quanto menor o número ISO, menos luz será percebida pelo sensor da câmera.
Antigamente, nas câmeras analógicas, era chamado de ASA, e para ser alterado era necessário trocar o rolo do filme. Hoje em dia com as câmeras digitais é possível fazer fotografias com diferentes valores de ISO (em inglês ISO speed) utilizando o mesmo cartão de memória.
A cada vez que o ISO é aumentado, a sensibilidade do sensor à luz dobra, fazendo a seguinte escala: 100, 200, 400, 800, 1600, 3200... Isso significa que cada valor torna o sensor duas vezes mais sensível à luz, e a foto ficará mais clara. A escala mais comum vai de 100 a 3200, mas algumas câmeras possuem o valor do ISO até 102400.
É importante saber que o aumento do ISO compromete a qualidade da foto, causando o chamado “efeito granulado” ou ruído, por isso, em boas condições de iluminação, o melhor é não aumentar o ISO para se obter uma foto mais “limpa”. O ruído deixa a foto menos nítida, apresentando pontinhos de cores especialmente nas partes escuras.