A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os objetivos que cercam os motivos que justificam a manutenção dos estoques, sendo que neste caso, deve ser marcada a alternativa que não apresenta uma razão plausível.
Em que consiste um estoque?
- É a acumulação armazenada de materiais em um sistema de transformação.
- É o somatório de materiais armazenados em uma organização que permanecem reservados para uso oportuno.
- Consoante Viana (2017, p.144), os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes.
Ou ainda:
- É toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessárias às atividades organizacionais.
Podemos organizar os motivos que justificam os estoques assim:
- Os estoques podem proteger as organizações de oscilações de demanda, pois uma vez adquirido, a mercadoria passa a ser independente das flutuações de demanda.
- Estoques podem proteger as organizações de eventuais oscilações de mercado, porque após adquiridas, a mercadoria torna-se independente das flutuações de mercado.
- Estoques configuram uma oportunidade de investimento. Isso pode acontecer quando a taxa de aumento do valor financeiro do estoque for superior à taxa de aplicação em outros ativos que podem ser obtidos no mercado.
- Estoques podem proteger de atrasos.
- Grandes estoques podem implicar em economia de escala. A aquisição de itens de material em maiores quantidades geralmente implica em preços mais baixos.
Apesar de haver claras vantagens em manter estoques, há desvantagens também, tais como:
- Aumento do risco de obsolescência
Tendo dito isso, concluímos que a alternativa que atende ao comando da questão é representada na letra "D", já que não apresenta um motivo ligado a uma finalidade dos estoques em si. A afirmativa da opção "D" remete à logística de distribuição.
GABARITO: D
Fontes:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.