SóProvas


ID
4893085
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A popularização do rádio, enquanto ferramenta tecnológica possui dois fatores preponderantes em sua história. O primeiro deles é o encontro com a música popular, os ritmos nordestinos, o maxixe, as marchinhas de carnaval, e o lançamento de artistas como Carmem Miranda. O segundo é a informação, a exploração da sensorialidade da esfera sonora para gerar comoção e audiência com os ingredientes que o meio possui: a rapidez, a imediaticidade e a linguagem de fácil recepção (In: NOVAIS, Fernando A.; SEVCENKO, Nicolau. História da Vida Privada no Brasil. vol. 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.).


Assinale a alternativa correta sobre a história do rádio no Brasil:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro dispositivo praticamente implementado foi um transistor de contato pontual inventado em 1947 por físicos estadunidenses. O transistor revolucionou o campo da eletrônica e abriu caminho para rádios, calculadoras e computadores  menores e mais baratos, entre outras coisas.

    Rádio Transistorizado ou rádio all-transistor foi um marco na evolução da eletrônica, onde saímos da era das válvulas eletrônicas para a era do semicondutores. O Rádio Transistorizado é um receptor de rádio portátil, de pequeno porte, que usava em seus circuitos apenas transistores e diodos.

    Com essa evolução em 1954, o rádio se tornou o mais popular dispositivo de comunicação eletrônica na história, com bilhões fabricados durante as décadas de 60 e 70. Seu tamanho de bolso provocou uma mudança nos hábitos de escutar músicas e notícias, permitindo que as pessoas ouvissem seus programas prediletos em qualquer lugar que fossem.

    Fontes: Wikepedia e blog.novaeletronica.com.br

  • Conhecida também como "Época de Ouro", os anos de 1930 e 1940, foram os anos do apogeu do rádio. No qual, findará com o advento da televisão. A época de ouro foi um marco não somente para os músicos, mas também para as "rádios novelas", divulgações, notícias, entre outros. Segundo Severiano e Mello (1997), o que foi posteriormente reconhecido como “Época de Ouro” cunhou padrões que vigorariam pelos anos subsequentes do século 20. 

    Detalhe importante: O termo “Época de Ouro” foi cunhado por jornalistas da Revista da Música Popular, em sua primeira edição de 1954. Na ocasião, em meio a uma sensação de crise, classificava-se como “Época de Ouro” os anos 1930, em um “resgate” da boa música e da velha guarda.